ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, DOMINGO  13    CAMPO GRANDE 26º

Capital

"Dia D" de ação vai subsidiar operações em estados parceiros, diz Videira

Segundo secretário, ação nas ruas foi antecedida por serviço de inteligência nas fronteiras e divisas

Por Silvia Frias e Idaicy Solano | 10/11/2023 10:55
Titular da Sejusp, Antônio Carlos Videira, fala em evento sobre operação policial (Foto: Paulo Francis)
Titular da Sejusp, Antônio Carlos Videira, fala em evento sobre operação policial (Foto: Paulo Francis)

O secretário Estadual de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, disse que o trabalho desenvolvido nas fronteiras e divisas, durante a 3ª Operação Integrada SULMaSSP em Mato Grosso do Sul, vai subsidiar outras operações nos estados de SP, PR, RS e SC, que integram o grupo.

Hoje é o “Dia D” do rescaldo, com a cerimônia no estacionamento do Yotedy, em Campo Grande. O secretário explicou que é a fase final de trabalho iniciado em 28 de setembro, quando foi assinado termo de cooperação, com objetivo de integrar ações de fiscalização, vigilância e controle nas áreas de divisas, além de promover operações e o compartilhamento de informações e troca de experiência em governança e gestão estratégica.

Segundo Videira, as equipes de inteligência estiveram nos locais que foram alvos da operação, nas fronteiras com Paraguai e Bolívia, além das divisas nos Estados. A operação nas ruas foi desencadeada em novembro.

“Hoje, os estados que atuaram em nossas fronteiras e nossas divisas vão embora e as nossas forças atuam no rescaldo dessas ações, assim como as forças dos outros estados atuam agora em seus territórios”, explicou Videira.

De acordo com o secretário, a divulgação prévia da operação em Mato Grosso do Sul, em outubro, não atrapalhou o trabalho de combate ao crime organizado. “Operação começou há um mês, com as equipes de inteligência”, disse, acrescentando que as apreensões foram resultados do serviço reservado. “Nós agora continuamos operando no rescaldo”.

A operação contou com apoio de cerca de 1,5 mil policiais, 320 viaturas e seis aeronaves. Conforme balanço parcial, divulgado pela Sejusp, foram apreendidas 47,1 toneladas de drogas, 332 armas de fogo e 3.358 veículos.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias