Em caminhada pela saúde dos homens, só quem aparece são os bombeiros
Novembro Azul começa com campanha para conscientizar homens sobre saúde, mas baixa adesão masculina
A Campanha do Novembro Azul, que conscientiza a população sobre o câncer de próstata e alerta os homens da importância do diagnóstico precoce, traz à tona um tabu masculino que se reflete na adesão das ações. Neste domingo (07), a SES (Secretaria de Estado de Saúde) realizou uma caminhada no Parque dos Poderes, mas apenas 63 bombeiros militares participaram.
Apesar da convocação na semana passada e da assessoria de imprensa confirmar a presença de civis no evento, a reportagem não identificou nenhum participante do movimento, que começou às 7h30. Liderando a ação, estava o titular da pasta, Geraldo Resende, que destacou a dificuldade para a realização do exame do toque para identificação de nódulos na próstata.
"Os homens precisam procurar a unidade de saúde. Eles pouco procuram cuidar da sua saúde e, por isso, precisamos chamar os homens a fazer uma visita de rotina para a prevenção de câncer de próstata. É um simples toque retal para que se note nódulos. É indolor e uma grande parcela dos homens da nossa cultura latina tem receio inapropriado de fazer esse exame. É o que dificulta muito e precisamos mudar esse olhar", destacou.
Além do exame do toque, também é possível ser feito o PSA, por meio da coleta de sangue ou exames complementares como ultrassonografia, que podem identificar as irregularidades no órgão masculino. "Tratado precocemente, tem a possibilidade concreta de ter uma vida normal. É importante fazer o exame de rotina após os 50 anos e se tiver histórico familiar desse câncer na família, pode começar a partir dos 45 anos", recomendou Geraldo.
Durante todo o mês de novembro serão realizadas orientações, debates e outras ações de saúde que incentivam os homens a procurarem uma unidade de saúde para se cuidar. "Nós chamamos o pessoal da área da saúde e tivemos o apoio dos bombeiros e da Fundesporte. É uma caminhada como outras iniciativas que cada município está tendo."
Criado em 2003, o mês de novembro foi escolhido por causa do dia 17 de novembro, que é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.