Em março, quem quiser poderá se sentar ao lado de Manoel e ‘bater um papo’
Contrato para confecção do monumento foi assinado nesta tarde, na Governadoria
Orçada em R$ 232 mil, a escultura em bronze de Manoel de Barros encomendada pelo Governo do Estado será colocada, em março do próximo ano, sob a sombra das árvores centenárias da avenida Afonso Pena, entre as ruas Rui Barbosa e 13 de Maio. A instalação marcará o início das comemorações dos 40 anos de Mato Grosso do Sul.
A estátua será moldada pelas mãos do artista nascido em Campo Grande, Ique Woitschach, que apresentou a réplica do monumento ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB), na tarde desta segunda-feira (19), dia que o poeta faria 100 anos.
Manoel ficará sentado em um sofá e ao lado dele, fica um espaço vago para quem quiser se aproximar do poeta. “Minha ideia é convidar as pessoas para conhecer o poeta de perto”, afirma Ique.
Durante a assinatura do contrato do governo com o artista e também com a Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul) e o Sesc (Serviço Social do Comércio), instituições que se responsabilizarão pela manutenção da escultura, o governador falou da importância do projeto. “É a nossa história e a gente precisa preservar isso”.
Confecção – Ique também explicou um pouco sobre o trabalho de elaboração da escultura. A miniatura foi confeccionada de dentro para fora, assim como será feita com a estátua em tamanho real. “Primeiro eu faço o esqueleto, depois a musculatura, depois a pele, a roupa. Isso evita qualquer erro de proporção ou movimento. Quando o artista vai fazer uma pessoa, no bom sentido, ele aprisiona a alma dela”.
O monumento com aproximadamente 1,38m de altura por 0,42cm de largura, pesará pelo menos 230 kg.
Manoel, “o fazedor de amanhecer”, será posicionado de frente para o sol nascente.
Além da escultura, Ique entregou uma caricatura e uma pintura do rosto do poeta.