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Capital

Em último dia de Refis, cidadãos enfrentam fila para renegociar dívidas

Atendimentos presenciais na Central de Atendimento ao Cidadão encerraram às 16h30

Por Mylena Fraiha e Alison Silva | 15/12/2023 18:10
Atendimento do CAC fica lotado nesta sexta-feira (Foto: Juliano Almeida)
Atendimento do CAC fica lotado nesta sexta-feira (Foto: Juliano Almeida)

O último dia do PPI (Programa de Pagamento Incentivado), o Refis, em Campo Grande, foi marcado por filas e participantes ansiosos para iniciar o próximo ano sem dívidas. Entretanto, no final da tarde desta sexta-feira (15), alguns contribuintes alegaram demora no atendimento devido à grande quantidade de pessoas que deixaram para regularizar seus débitos na última hora.

O encerramento do atendimento presencial na Central de Atendimento ao Cidadão William Maksoud Filho ocorreu às 16h30, impossibilitando a entrada de quem não conseguiu chegar até esse horário. Conforme noticiado anteriormente, a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), o prazo não será prorrogado.

Entre os que conseguiram regularizar as dívidas está a empresária Ana Claudia Ribeiro, de 25 anos, e seu esposo, donos de uma empresa de refrigeração.

Ana Claudia foi uma das participantes do programa que conseguiu regularizar dívidas (Foto: Juliano Almeida)
Ana Claudia foi uma das participantes do programa que conseguiu regularizar dívidas (Foto: Juliano Almeida)

O casal aproveitou o última dia do Refis para regularizar a situação do MEI (Microempreendedor Individual). Ana Claudia explica que participou do programa pela primeira vez e comentou que o atendimento foi demorado. "Achei só um pouco demorado. Eu vim para negociar a minha dívida do meu MEI. Eu achei que iria pagar uns R$ 400, mas paguei R$ 65."

A empreendedora Sandra Leal também conseguiu participar do programa, mas destacou que o atendimento estava lento e desorganizado. "Hoje está atrasado, porque demoramos 1h para ser atendido. Você vai em cada lugar e te informam alguma coisa, então gera uma confusão".

Apesar disso, Sandra ressaltou a vantagem do programa ao conseguir quitar uma dívida antiga de sua mãe. "Nossa dívida era de R$ 25 mil, mas vamos consegui pagar por R$ 13,5 mil".

Mulher leva boleto do Refis, no CAC (Foto: Juliano Almeida)
Mulher leva boleto do Refis, no CAC (Foto: Juliano Almeida)

Contas em dia - Apesar da demora, grande parte dos participantes se mostrou satisfeita com os descontos do programa. A professora Ana Paula Siqueira da Silva, de 32 anos, foi uma das que quitou as dívidas e destacou a importância de colocar as contas em dia. "O mais importante é colocar as contas em dia e evitar a bola de neve".

Ana Paula conseguiu um desconto de R$ 2 mil nos juros do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana), mas aponta que o final de ano é um período com muitas despesas. "O Refis ajuda porque tira boa parte de juro, mas no final do ano temos várias contas. O IPVA, IPTU e as contas com material escolar das crianças".

Fábio explica que teve um desconto de 90% em dívida (Foto: Juliano Almeida)
Fábio explica que teve um desconto de 90% em dívida (Foto: Juliano Almeida)

Já o comerciante Fábio de Oliveira, de 42 anos, explica que o Refis deu um desconto de 90% em uma dívida. "Estávamos com uma dívida atrasada, mas nós tivemos um desconto de 90%, então a gente não perdeu a oportunidade. A dívida era de R$ 119 e foi reduzida para R$ 25. Recebemos essa proposta e aproveitamos o último dia para pagar à vista. Foi uma correria para estar aqui, mas dá um alívio".

Atendimentos - Até a última quarta-feira (13), a Sefin (Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento) registrou mais de 12 mil atendimentos presenciais e 37 mil atendimentos on-line. O montante arrecadado ultrapassou os R$ 32 milhões, sendo mais de R$ 29 milhões referentes a débitos imobiliários.

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