ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEXTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Guardas metropolitanos recebem treinamento com tática de Israel

Curso visa reduzir uso de armamento letal, que deverá ser último recurso na abordagem

Adriel Mattos e Gabrielle Tavares | 29/03/2022 16:28

A GCMCG (Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande) começou a ministrar curso de defesa tática a 133 guardas. São 207 horas de curso, separados pelas fases de níveis inicial, intermediário e avançado, que vai durar até 2023.

Os trabalhadores vão receber instruções de diferentes técnicas, como jiu jitsu, boxe e defesa policial. A novidade é o ensino do krav maga. O objetivo é que o guarda tenha como último recurso o emprego da arma de fogo. Mais de 80% do efetivo está armado, que será prioridade no curso.

“Campo Grande vai ter uma guarda preparada fisicamente e psicologicamente para identificar os pontos críticos antes que ele aconteça. O princípio do krav maga é a defesa pessoal, significa combate aproximado é a única técnica reconhecida única e exclusivamente como defesa pessoal, ela é simples e rápida”, disse o instrutor Giulio César de Luca, da Federação Sul-Americana de Krav Maga.

O krav maga foi criado na década de 1940 para ser usada pelas forças de defesa do recém-criado Estado de Israel, no Oriente Médio.

O secretário especial de Segurança e Defesa Social, Valério Azambuja, disse que o curso também será essencial para defesa pessoal dos guardas. “Essas técnicas de combate corpo a corpo, como o krav maga, primeiro vem para autoproteção e para diminuir o uso do armamento letal”, frisou.

Nos siga no Google Notícias