ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, DOMINGO  29    CAMPO GRANDE 22º

Capital

"Maníaco da Cruz" joga urina em policial penal e se nega a ir para cela

Comportamento agressivo é recorrente; em 2023 ele desferiu socos em outro policial também no retorno para cela

Por Lucas Mamédio | 29/09/2024 11:28
Dyonathan Celestrino durante audiência, em 2009. (Foto: Arquivo/Campo Grande News) 
Dyonathan Celestrino durante audiência, em 2009. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Preso desde 2013 na ala psiquiátrica do IPCG (Instituto Penal de Campo Grande), situado no Jardim Noroeste, Dyonathan Celestrino, de 32 anos, conhecido como “Maníaco da Cruz” voltou a dar trabalho para os policiais penais.

Conforme boletim de ocorrência registrado neste sábado (28), Dyonathan se negou a retornar para cela depois do banho de sol, fato que forçou os policiais a usar um escudo para empurrá-lo até o ambiente.

Na sequência, ele teria arremessado urina armazenada em uma garrafa pet acertando um dos policiais no olho. O boletim de ocorrência também diz que o comportamento agressivo do detendo é recorrente.

Dyonathan Celestrino ficou conhecido como "Maníaco da Cruz" ainda na adolescência ao matar três pessoas em série em Rio Brilhante, cidade localizada a 163 quilômetros da Capital em 2008.

Em 2023 ele agrediu outro policial com socos numa ocasião semelhante, no momento de voltar para cela. Dyonathan se jogou ao chão e contra as paredes e gritava que "mataria os policiais" e "daria problema aos plantonistas" se ficasse sem sua erva de tereré.

Maníaco - Dyonathan está preso desde 2008, quando aos 16 anos, ele matou três pessoas. A primeira vítima foi um pedreiro, as outras foram duas meninas assassinadas nos dias 24 de agosto e 7 de outubro, em situação semelhante.

Ele chegou a fugir da Unei de Ponta Porã, no dia 03 de março de 2013, mas foi recapturado em 27 de abril 2013, pela Polícia Nacional do Paraguai, na cidade de Horqueta. O rapaz foi entregue à Polícia Civil de Ponta Porã e levado para a delegacia.

Depois veio para Campo Grande, onde ficou alguns dias na 7ª Distrito Policial, e em seguida foi internado na Santa Casa de Campo Grande para exames. Durante o tempo em que esteve no hospital, ficou isolado e sob escolta policial e teve alta psiquiátrica no dia 23 de maio de 2013.

Na mesma época, MPE (Ministério Público Estadual de Ponta Porã), entrou com um pedido solicitando a internação compulsória do Maníaco, com base em laudos que mostravam que o rapaz não tinha capacidade de convívio social e poderia voltar a matar.

No dia 10 de julho, Dyonatan foi internado em uma ala psiquiátrica da Penitenciária de Segurança Máxima de Campo Grande, em atendimento ao pedido de internação compulsória. E em seguida foi encaminhado para o Instituto Penal, onde permanece até hoje.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias