Motorista dirige em zigue-zague, força ultrapasagens e é preso com rebite
Droga possui em sua composição anfetamina, é proibida no Brasil, mas costuma ser usada por caminhoneiro
Policiais rodoviários federais de Campo Grande prenderam um caminhoneiro de 51 anos com comprimidos de nobésio extra forte, droga popularmente conhecida como rebite, após denúncias de que ele dirigia em zigue-zague pela BR-163, região Chácara das Mansões, na manhã deste sábado (31).
Os policiais receberam diversas denúncias do motorista antes de encontra-lo na rodovia. Segundo os relatos, a carreta carregada com uma máquina agrícola, forçava ultrapassagens, dirigia em zigue-zague e obrigava os veículos a saírem da pista para evitar acidentes.
Não demorou muito para os policiais encontrarem o caminhão Iveco Stralis. Durante a abordagem, perceberam que o motorista estava com fala arrastada, dificuldade no equilíbrio, dispersão, lentidão e sequer conseguia compreender ou atender às ordens da equipe. Na cabine, foi encontrada uma cartela de Nobésio Extra Forte.
A droga, conhecida como rebite, possui em sua composição anfetamina e é proibida no Brasil, no entanto, costuma ser usada por caminhoneiros para inibir o sono e prolongar a viagem. O motorista, Vandeir Barbosa de Oliveira, confessou usar a substância a cerca de duas semanas, a última vez, afirmou, foi ontem. Ele foi submetido a teste do bafômetro, que deu negativo.
Sem quaisquer condições de dirigir, ele foi preso por em flagrante por direção perigosa, e conduzir veículo com capacidade psicoativa alterada. O caso foi registrado na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Cepol.