Mutirão de serviços lota escola no Bairro Vida Nova
Evento acontece até às 14h, na Rua Maraú; Assuntos de moradia e emissão de documentos são os mais procurados
Moradores do bairro Vida Nova e região lotaram a Escola Municipal Nerone Maiolino na manhã deste sábado (9) para a 26ª edição do “Mutirão Todos em Ação”. O evento é uma parceria entre entidades que promovem ações sociais há 14 anos e a prefeitura de Campo Grande. No local são oferecidos mais de 3000 serviços.
Entre os mais procurados estão a regularização de imóveis, cadastro em auxílios e programas sociais, requerimento para castração de animais e emissão de documento de identificação. Além dos moradores, o mutirão atraiu pessoas de bairros distantes. Regimere Amorim de Souza, de 30 anos, é uma delas. Ela saiu do Indubrasil apenas para conseguir emitir uma nova via do RG de maneira gratuita.
“Vim por causa dos documentos que quero fazer e sobre a moradia. Nunca tinha vindo. Compensa vir, muita gente não tem oportunidade. Vou fazer segunda via da identidade que o meu ta muito velho”.
Karine Barauna Sampaio levou a cachorrinha mel para ser colocada na fila para castração. A Subea (Subsecretaria do Bem-Estar Animal) disse que a cirurgia pode ser oferecida em até dois meses. “Acredito que tem que ter mais edições na região. tem muitos serviços sendo oferecidos ao mesmo tempo. a população agradece”.
Eulete Pereira da Costa buscou o mutirão para regularizar as dívidas do imóvel onde mora. À reportagem ela ressaltou que quer começar o ano de maneira mais tranquila.
"Eu moro no Jardim Anache, essa situação está há muito tempo não conseguir pagar nada. Agora quero renegociar pra começar a pagar certinho. Acho isso importante é ajuda muita gente. Ficamos em casa, no serviço e não temos tempo. Também preciso tirar uma identidade nova. Eu cai bati a perna e não conseguia sair, dependo dos outros. Ai vim pra fazer tudo, fique alegre com isso".
Apenas no período da manhã 535 pessoas compareceram à unidade escolar em busca da renegociação de dívidas habitacionais e inclusão em cadastros sociais voltados a moradia, feitos pela Emha(Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários).
Lice Cânepa, coordenadora do projeto explica que a parceria entre as entidades e prefeitura é de extrema importância para a população. “Fazemos há 14 anos e essa escola fizemos antes da pandemia. Em 2023 retornamos às atividades. A prefeitura pegou o projeto que trouxe para dentro. Isso ampliou o serviço. Nosso objetivo é dar acesso a essa população".
Segundo ela, além dos serviços citados, a busca é por agendamento de consultas e exames feitos pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). " A Energisa está aqui também para ajudar quanto a contas de energia".
A prefeita, Adriane Lopes esteve no local, para ela o diferencial da ação é que os serviços vão até a população e não mais os cidadãos ao encontro das unidades.
"A nossa gestão faz diferente, ao invés de ficar nas secretarias aguardando a vinda deles para levar a demanda, a gente vai nos bairros. Nossa equipe sai no sábado para apresentar mais de 300 serviços, trazendo respostas rápidas para os moradores".
Keyla Fukushima, supervisora de relacionamento com o cliente da Energisa ressalta que além de sanar dúvidas sobre o programa federal Desenrola, empresa também está oferecendo o cadastramento no Tarifa Social.
"Oferecemos cadastro na tarifa social, dúvidas e esclarecimento sobre o programa do governo federal que aderimos e que tem desconto até 75% e parcelamentos em até 60 vezes. Como tem critério específico, quem não se enquadra pode renegociar direto com a concessionária".
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.