Na primeira semana do ano, Corpo de Bombeiros apagou um incêndio por dia
Em todo o Estado, a quantidade de ocorrências atendidas já chega a 17
Na primeira semana de 2019, o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul combateu sete incêndios em Campo Grande, o mesmo número de casos registrados no mesmo período do ano passado. Em todo o Estado, a quantidade de ocorrências atendidas já chega a 17, cinco a mais do que nos primeiros sete dias de 2018.
Um dos casos mais graves envolvendo incêndio em residência ocorreu na tarde da última sexta-feira (4), no bairro Polonês. Um menino de 8 anos ficou gravemente ferido após ter 85% do corpo queimado. Ele dormia em um sofá quando a casa pegou fogo. A suspeita é de que o irmão, de 7 anos, tenha causado as chamas com um isqueiro.
O menino segue internado no CTI (Centro de Terapia Intensiva) da Santa Casa, está entubado sob ventilação mecânica e fazendo uso de medicação para manter a pressão arterial. Ele passará por uma cirurgia de desbridamento para a retirada das peles mortas das áreas afetadas como o couro cabeludo, face, orelhas, região do tórax, braços e pernas. A retirada dessas peles ajuda a melhora da evolução da queimadura por meio de curativos.
No dia 10 de dezembro do ano passado, um incêndio também destruiu o segundo andar do Hotel Nacional, na região central de Campo Grande. Cinco hóspedes estavam acomodados no local, mas nenhum deles estavam no local no momento. Ninguém ficou ferido.
Segundo o Corpo de Bombeiros, os incêndios são comuns do que imaginamos e, na maioria das vezes, são causados por momentos de descuido. Ao Campo Grande News, o órgão deu algumas dicas para evitar o acidente doméstico. Confira:
- Além de verificação periódica das condições do sistema elétrico da residência, é necessário evitar utilizar vários equipamentos elétricos ao mesmo tempo, como ferro de passar roupa, chuveiro quente e torneira elétrica. Esses aparelhos ligados todos no mesmo momento podem sobrecarregar a rede elétrica da casa e provocar incêndio;
- Não utilizar vários objetos ligados na mesma tomada com uso de adaptadores;
- Não carregar celular ou tablets em cima móveis estofados;
- Evitar usar velas em caso de falta de energia elétrica e procurar outro tipo de luz de emergência. Caso seja necessário fazer o uso de velas, mantê-las dentro de copos altos, nunca em pratos e longe de cortinas, tapetes ou camas;
- Não descartar bitucas de cigarro diretamente no lixo e certificar de que elas foram completamente apagadas;
- Ao primeiro sinal de vazamento de gás, abra todas as portas e janelas para aumentar o fluxo de ar. Não ligue interruptores ou equipamentos elétricos e interrompa imediatamente o fluxo do combustível;
Ainda conforme o Corpo de Bombeiros, ao fazer reparos no sistema elétrico da casa, contratar sempre um profissional habilitado para o serviço. Em caso de incêndio, os militares devem ser acionados imediatamente por meio do telefone 193.