ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Capital

No topo do sobrepeso, prefeitura quer tornar esporte prioridade na Capital

Seminário vai discutir criação de um sistema municipal de esporte e lazer

Richelieu de Carlo | 07/05/2017 09:27
Moradores de Campo Grande fazem caminha no Parque das Nações Indígenas. (Foto: Marina Pacheco/Arquivo)
Moradores de Campo Grande fazem caminha no Parque das Nações Indígenas. (Foto: Marina Pacheco/Arquivo)

Visando criar um novo direcionamento para as políticas públicas para o esporte e lazer em Campo Grande, especialistas do setor e a população discutem, durante esta segunda-feira (8), na Câmara Municipal, as diretrizes que vão nortear um sistema de prática desportiva na Capital, que, entre as capitais, possui o segundo maior índice do sobrepeso do País.

Com a presença do ministro do Esporte, Leonardo Picciani, a partir das 8h, ocorre o seminário para elaboração do Sistema Municipal de Esporte e Lazer. Além disso, ao final dos debates, serão instituídos o conselho, um fundo, e um fórum que darão continuidade às conversas sobre as propostas levantadas.

“A proposta da criação de um sistema é possibilitar políticas públicas para colocar o esporte como prioridade em Campo Grande", declarou o diretor-presidente da Funesp (Fundação Municipal de Esportes), Rodrigo Barbosa Terra, quando esteve no Legislativo para convocar os presentes ao debate, na terça (2).

O Fundo Municipal de Esporte e Lazer será outro assunto discutido neste seminário conforme ressalta Rodrigo. “É Importantíssimo para o desenvolvimento deste setor, compreender como tudo funciona, por isso precisamos levantar a discussão e criar um sistema para saber os critérios e para onde são destinados os recursos repassados através do fundo municipal”.

“Vamos estabelecer um mecanismo para uma ferramenta fundamental para políticas públicas nos mais diversos segmentos, já que o apoio ao esporte reflete na saúde, promoção social, negócios, geração de renda”, defende o presidente da Câmara, vereador João Rocha (PSDB).

Após as mesas temáticas e debates a organização montará uma comissão de vários setores da sociedade civil para estudar com profundidade o tema e elaborar o projeto que será apresentado ao Legislativo para ser transformado em lei.

Líder em sobrepeso – A preocupação com a prática esportiva vem logo após pesquisa do Ministério da Saúde apontar que Campo Grande, entre as capitais, possui o segundo maior índice do sobrepeso do País, com 58% dos moradores acima do peso recomendado pela Organização Mundial de Saúde.

Os resultados integram a Pesquisa da Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), realizada por telefone com 53.210 pessoas com mais de 18 anos nas capitais brasileiras, entre fevereiro e dezembro de 2016.

Em excesso de peso, Campo Grande fica atrás somente de Rio Branco (AC), que registrou 60,6%. Em seguida vem Natal (RN) e João Pessoa (PB), com 56,6% ambas, Fortaleza (CE) com 56,5%, Cuiabá (MT) registrando 56,4%, e Manaus (AM), com 56,3%. Palmas (TO) é a capital brasileira com a menor prevalência de excesso de peso (47,7%).

Nos siga no Google Notícias