ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUINTA  23    CAMPO GRANDE 25º

Capital

PF apreendeu 120 kg de maconha no quarto de alvo da Operação Status

Elson Marques dos Santos era alvo de busca e apreensão, mas acabou sendo flagrado com carga de droga

Marta Ferreira e Geisy Garnes | 14/09/2020 16:41
PF apreendeu 120 kg de maconha no quarto de alvo da Operação Status
Caixas de maconha que foram encontrados com alvo da Operação Status. (Foto: Reprodução de processo)

Carga de 129 quilos de maconha foi apreendida pela PF (Polícia Federal) com um dos alvos da operação Status, na sexta-feira (11), em Campo Grande, para derrubar esquema de lavagem de dinheiro do tráfico de drogas chefiado por Emídio Morinigo e dos dois filhos dele, Kleber e Jefferson.

A maconha estava na casa de Elson Marques dos Santos, 52 anos, no Bairro Nova Lima.

Havia um mandado de busca e apreensão para cumprimento na casa de Elson e quando os policiais chegaram lá, por volta das 9h de sexta-feira, encontraram a droga distribuída em seis caixas, no quarto em que ele dormia com a esposa.

Preso em flagrante por tráfico, ele disse que havia recebido R$ 2 mil para guardar o entorpecente. Alegou ter pego as caixas com maconha no dia 10 e que no dia seguinte, 12, elas já saíram dali. Não forneceu nomes à polícia.

Ele se apresentou como dono de uma tabacaria. Passou por audiência de custódia nesta segunda-feira e teve a prisão convertida em preventiva. Foi levado para o presídio fechado da Gameleria, na saída para Sidrolândia.

Esquema grande – A organização criminosa alvo da “Operação Status” atuava em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e ainda no Paraguai. Foi no país vizinho que os Morinigo, apontados como chefes do bando, foram presos. Ainda na sexta-feira,  o Paraguai os expulsou.

A "orcrim", segundo a PF, traficava principalmente cocaína e usava empresas de fachada para esquentar o dinheiro. Uma delas era a JV Motors, garagem de veículos de luxo em Campo Grande cujo dono, Slane Chaves, foi preso.

Ele também foi encaminhado para o presídio da Gameleira.

Nos siga no Google Notícias