Prefeitura já notificou 400 grandes geradores de lixo a arcar com coleta
Chamadas de grandes geradores de resíduos sólidos precisam se cadastrar na Prefeitura de Campo Grande
Até agora, 400 empresas consideradas grandes geradoras de lixo já foram notificadas pela Semadur (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), segundo o titular da pasta, Luiz Eduardo Costa.
A medida é necessária porque o decreto editado pela Prefeitura de Campo Grande, em setembro, prevê às empresas que produzem 50 quilos ou 200 litros de lixo devem se responsabilizar pela coleta e destinação dos resíduos sólidos. Hoje, quem faz o serviço é a Solurb, contratada pelo município.
Apesar de o prazo de cadastro ter esgotado no começo do ano, muitos empresários buscaram a Prefeitura de Campo Grande alegando que ainda restava dúvida e pediram mais tempo. Até março, a concessionária do serviço de recolhimento de lixo vai buscar os resíduos sólidos, mas cobrar um valor à parte.
Isso vai acontecer até março, segundo disse o secretário da Semadur em ocasião anterior. A partir do cadastramento, será criado um sistema que vai gerenciar e acompanhar as atividades dos grandes geradores.
O total das empresas enquadradas ainda é desconhecido. “Não temos esse número. A Prefeitura nunca fez e este é o primeiro ano da nova regra. Agora, se a pessoa já faz essa quantidade de volume, ela tem de que ir, não precisa esperar ser notificada pelo município, tem obrigação de ir”.
Segundo a Prefeitura da Capital, as empresas que se enquadram no volume estabelecido devem acessar o site da Semadur, verificar os documentos necessários para pedir o cadastro, fazer o download dos arquivos e protocolar o requerimento na Central de Atendimento ao Cidadão, na Rua Marechal Rondon, 2655, das 8 às 16 horas.