ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Profissionais de educação aprovam volta do uso de máscaras nas escolas

Recomendação chegou ontem aos colégios, que acataram a medida

Lucia Morel e Ana Beatriz Rodrigues | 13/04/2023 16:20
Professores e alunos usando máscara em escola municipal hoje à tarde. (Foto: Paulo Francis)
Professores e alunos usando máscara em escola municipal hoje à tarde. (Foto: Paulo Francis)

Profissionais de escolas municipais apoiam o retorno do uso de máscaras para evitar a proliferação das doenças respiratórias. Recomendação da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) à Semed (Secretaria Municipal de Educação) chegou ontem aos colégios, que acataram a medida que visa a utilização especialmente por quem apresenta sintomas gripais.

Diretor da Escola Municipal Professora Lenita de Sena Nachif, no Jardim Centro-Oeste, Maurílio Calonga atendeu o Campo Grande News já usando máscara. “O comunicado que recomenda as máscaras chegou ontem à tarde e já mandamos um bilhete aos pais e comunicamos os funcionários da manhã”, disse.

A orientação aos estudantes é de que cada um trouxesse sua própria garrafinha para beber água e aos trabalhadores que usassem a máscara caso estivessem com gripe ou resfriado. “Observei que hoje os profissionais que estavam com algum sintoma já vieram de máscara, então assim, acataram a orientação”, comentou. A escola tem 1,2 mil alunos.

Professora lá, Liliane Oliveira dos Santos conta que parou de usar a proteção assim que a obrigatoriedade cessou. Mas que percebeu que neste começo de ano a situação está mais difícil. “Minha caçula de 3 anos teve broncoasma e vivia indo ao hospital e nada resolvia. No momento que adquiri novamente o hábito de usar máscara, notei que também diminuíram nossas idas aos hospitais”, comentou, enfatizando que no último fim de semana estava com problemas de saúde e acreditava que poderia ser alguma crise viral que adquiriu do filho de 9 anos. “A máscara é essencial e mesmo antes da recomendação de ontem eu já estava usando”.

Professora Liliane Oliveira dos Santos conta que parou de usar a proteção assim que a obrigatoriedade cessou. (Foto: Paulo Francis)
Professora Liliane Oliveira dos Santos conta que parou de usar a proteção assim que a obrigatoriedade cessou. (Foto: Paulo Francis)

Ali perto, na Escola Valdete Rosa da Silva, no Jardim Macaúbas, o diretor Fábio Luís Roque disse que deixou a critério dos profissionais o uso de máscara. “É pra quem sentir necessidade”, comentou. Segundo ele, os professores dos alunos menores, de até 6 anos, têm usado com mais frequência.

Professora de Educação Física lá, Ildianne Batista, de 27 anos, diz que não parou de usar as máscaras e que trauma no começo da pandemia de covid-19 a impediu de abandonar o hábito. “Acho essencial o uso e recomendo, principalmente porque estamos com surto de doenças respiratórias, né?”. Ela ficou 28 dias internada com covid em 2020 e desenvolveu pneumonia e trombose.

Em reunião on-line no último dia 11 de abril, o secretário de Saúde, Sandro Benites, e o de Educação, Lucas Henrique Bitencourt, se reuniram com representantes das escolas e passaram a orientação do uso do item.

Em nota, a Semed (Secretaria Municipal de Educação) informou que além da recomendação de uso de máscaras, também houve a orientação de uso e disponibilização de álcool em gel nas escolas, “bem como todos os cuidados para conter o contágio de doenças respiratórias entre alunos”.


Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias