ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, DOMINGO  21    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Sem voto em trânsito, veja como justificar ausência nas eleições

Solução para quem não conseguir comparecer às urnas, nos dias 6 e 24 de outubro, será explicar motivo da falta

Por Natália Olliver | 21/07/2024 17:59
Eleitor na urna, durante votação em Campo Grande. (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Eleitor na urna, durante votação em Campo Grande. (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

Quem estiver viajando ou pensando em viajar durante o período eleitoral deve ficar atento e se planejar. Isso porque neste ano não haverá o famoso voto em trânsito para escolher os representantes municipais, ou seja, não será possível votar fora da zona eleitoral. Aqueles que não puderem ir às urnas deverão justificar a ausência. O primeiro turno será no dia 6 de outubro e o segundo está marcado para o dia 27 do mesmo mês.

A justificativa pode ser feita tanto no aplicativo da Justiça Eleitoral, e-Título, quanto no site TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) através de um formulário ou na página do TSE (Tribunal  Superior Eleitoral). Vale destacar que esse documento é diferente do apresentado no dia da votação para justificar ausência.

Prazo - Caso o pedido seja feito após a eleição, haverá a obrigação de anexar documentos que comprovem o motivo da falta às urnas. A justificativa deve ser feita em até 60 dias depois de cada turno. O prazo para aqueles que não foram ao primeiro turno acaba no dia 5 de dezembro, já para aqueles que não compareceram ao segundo turno,o limite é 7 de janeiro de 2025.

O eleitor que faltar aos dois turnos deve fazer duas justificativa, uma para cada ausência. Portanto, será preciso fazer duas justificativas separadamente. A multa para quem não justificar ausência é de R$ 3,51 por turno de votação.

O que acontece se não justificar ?

Os eleitores que não votarem e não justificarem o motivo pela falta às urnas fica ém débito com a Justiça Eleitoral e não pode tirar o passaporte ou carteira de identidade, receber remunerações do Poder Público; participar de concursos públicos ou renovar matrícula nas universidades da rede pública.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias