UCDB suspende aulas e quer saber quais alunos foram à festa na Valley
Universidade pede quarentena voluntária a quem esteve junto com pessoas com diagnóstico confirmado, que participou de formatura
A UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) suspendeu as aulas presenciais a partir de segunda-feira (16) até o dia 31 de março. A medida que abrange cursos de graduação e pós-graduação ocorre depois da confirmação do caso de coronavírus de estudante que participou de formatura de uma turma da Universidade, na boate Valley.
A universidade também quer saber quem esteve junto com a jovem cujo caso foi confirmado, Thayany Dias, ou com qualquer pessoa que tenha recebido a confirmação. Essas pessoas devem se colocar em quarentena e informarem à coordenação de curso ou imediatamente.
Há dois casos confirmados e 4 em investigação segundo as últimas informações divulgadas pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) e Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). A estudante de administração esteve em festa de formatura de turma de medicina veterinária na boate da Valley em Campo Grande na quarta-feira (11).
A presença provocou preocupação em quem compartilhou o mesmo espaço fechado, busca de teste mesmo sem sintomas e o fechamento, por tempo indeterminado, da boate.
A medida da UCDB abrange praticamente todas as atividades que não sejam essenciais. A resolução divulgada em nota no site da Universidade também proíbe a presença, em qualquer circunstância, de funcionários idosos - acima de 60 anos -, gestantes e pessoas com doenças crônicas nas dependências da instituição.
Diferente das outras aulas e ações, as atividades do Centro de Educação Infantil da UCDB com crianças de 4 meses a 4 anos ficam suspensas apenas a partir da quarta-feira (18). As decisões foram tomadas após reunião com o conselho de reitoria.
A suspensão abrange: atividades acadêmicas presenciais (graduação, pós-graduação lato e stricto sensu), que terão continuidade no ambiente virtual para finalizar o calendário acadêmico; atividades da Universidade da Melhor Idade, que atende a comunidade externa a partir dos 50 anos; atividades da UCDB Idiomas e do Museu das Culturas Dom Bosco; todos os eventos acadêmicos e científicos da Instituição; atendimentos dos projetos e laboratórios extensão e as missas da Paróquia Universitária São João Bosco.
Medidas incisivas – As medidas são incisivas e ainda há mais detalhes. Alunos, professores e colaboradores que retornarem de viagem do exterior ou das regiões de risco no Brasil não podem frequentar o campus pelos próximos 15 dias. Todas as viagens institucionais da universidade estão canceladas.
Ficam mantidos as Clínicas-Escola do Hospital Veterinário, o Central de Atendimento e Biblioteca.