Coxim registra maior chuva dos últimos 30 anos e Taquari quase transborda
Em três dias choveu 208 milímetros, quase o acumulado esperado para todo o mês de janeiro
A Defesa Civil de Coxim, a 253 km de Campo Grande, está em alerta após a chuva dos últimos três dias ter acumulado 208 milímetros. O volume é quase o total esperado para todo o mês de janeiro, quando era previsto 248 milímetros.
Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil, Gilberto Portela Lima, o Rio Taquari subiu quase um metro. “Nossa maior preocupação é a água que ainda tem pra descer. O rio está com 4,53 metros, sendo que o normal é 4,02”, afirmou.
Nesta quarta-feira (4) saiu sol na cidade, mas ainda há previsão de chuva. Vale ressaltar que a semana começou com 100 milímetros em apenas duas horas.
“Foram muitas ruas danificadas e casas alagadas. Mas não temos famílias desabrigadas, nem destelhamento. Até o momento atendemos seis residências, mas não houve necessidade de desalojar os moradores”, destacou Gilberto.
A assistência social da cidade está atendendo as famílias que tiveram pertences perdidos, como colchão molhado e móveis destruídos. A dimensão do volume de água é possível ser vista na ponte sobre o Rio Taquari, que liga o Bairro Piracema ao Centro, onde a água quase bate no concreto, conforme aparece no vídeo acima.
“Fazia dois anos que não chovia dessa forma. Foram 200 milímetros em três dias. Crateras foram abertas e ruas alagadas. Vamos trabalhar para recuperar a cidade”, disse o prefeito de Coxim, Edilson Magro (PP).