Equipe do Ministério da Saúde faz ações contra dengue e chikungunya na fronteira
No município há 142 casos de dengue e 94 de chikungunya
Técnicos do Ministério da Saúde estão visitando o município de Ponta Porã, nesta terça-feira (21), para debater ações estratégicas de enfrentamento à dengue e a chikungunya, na região da fronteira. A agenda segue até sexta-feira (24) na cidade que fica a 313 km de Campo Grande.
Conforme dados do boletim epidemiológico da SES (Secretaria Estadual de Saúde), publicado no dia 16 de março, Ponta Porã tem 142 casos de dengue confirmados. Já os casos de chikungunya contabilizam 94, ficando em primeiro lugar no Estado.
Segundo a gerente de Doenças Endêmicas da SES, Jéssica Klener, a equipe do Ministério da Saúde participou de reunião na segunda-feira (20), na sede da secretaria, em Campo Grande. Na ocasião, foi apresentado um quadro situacional das duas doenças em Mato Grosso do Sul. Visitas também foram feitas em alguns pontos da Capital.
“Nós temos acompanhado de perto a evolução de casos de dengue e chikungunya, principalmente, na região de fronteira. Nos últimos anos, nós temos avançado muito nas ações de enfrentamento das arboviroses”, destacou a secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone.
A diretora de Vigilância em Saúde, Larissa Castilho, informou que Mato Grosso do Sul está entre os estados prioritários que foram inseridos no COE das Arboviroses (Centro de Operações de Emergências de Arboviroses), com objetivo de elaborar estratégias de controle e redução de casos.
Capacitação – Na próxima quinta-feira (23), o médico infectologista, responsável técnico da Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, junto com o restante da equipe, fará capacitação com os 79 secretários municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul.
Está prevista a participação na CIB (Comissão Intergestores Bipartite) e a discussão sobre o Plano de Contingência do Estado e dos Municípios.