ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Fura-fila gera multa para servidora se livrar de crime

Técnica de enfermagem de Nova Andradina beneficiou terceiros e não aplicou vacina em idoso no ano passado

Lucia Morel | 22/12/2022 10:25
Prédio da unidade de saúde onde irregularidade ocorreu. (Foto: Prefeitura de Nova Andradina)
Prédio da unidade de saúde onde irregularidade ocorreu. (Foto: Prefeitura de Nova Andradina)

Servidora da Prefeitura de Nova Andradina, cidade a 300 Km de Campo Grande, assinou acordo com a 1ª Promotoria de Justiça Patrimônio Público, Meio Ambiente, Direitos Humanos, Cidadania e Violência Doméstica para não responder criminalmente por não ter aplicado vacina contra covid-19 em idoso e ter favorecido terceiros com a dose.

Ela vai pagar multa de R$ 550,00 para restituição aos cofres, além de ter se comprometido a não se candidatar a cargos públicos por cinco anos e não contratar com o Poder Público por quatro anos. O valor se refere a um frasco de Coronavac.

O furo na fila foi em fevereiro do ano passado e após família do homem ter questionado a aplicação, gravada em vídeo. Na ocasião, foi feito boletim de ocorrência, em 2 de fevereiro do ano passado.

Com isso, a servidora Camila Albuquerque Moreno beneficiou outra servidora, uma enfermeira que, apesar de ter recebido a dose que seria do idoso, não teve os dados lançados no sistema do Plano Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde. Em outro caso, vacinou avô de outra servidora municipal, porém registrou os dados como se fosse de outra pessoa, já que na ocasião ele não estava na idade de recebimento do imunizante.

Para o Ministério Público de Mato Grosso do Sul, Camila causou lesão ao erário público municipal por uso indevido de patrimônio (vacina), incorrendo em “ato de improbidade administrativa ao permitir que pessoas físicas utilizassem vacina contra a 'covid-19' integrantes de acervo patrimonial do poder Executivo Municipal (Prefeitura de Nova Andradina), sem observância das formalidades legais ou regulamentares aplicáveis à espécie”.

Nos siga no Google Notícias