ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, DOMINGO  06    CAMPO GRANDE 25º

Interior

“Homem Sol Nascente” é registrado com ajuda da Defensoria Pública

Indígena guarani kaiowá tem acréscimo de sobrenome religioso como forma de direto e defesa da ancestralidade

Por Gabriela Couto | 26/01/2024 17:48
Líder da Aldeia Panambizinho, de Dourados, Anastácio Peralta adotou o sobrenome indígena “Ava Kwarahy Rendyju” (Foto: Assessoria de imprensa)
Líder da Aldeia Panambizinho, de Dourados, Anastácio Peralta adotou o sobrenome indígena “Ava Kwarahy Rendyju” (Foto: Assessoria de imprensa)

O sorriso no rosto do senhor Anastácio Peralta mostra a importância de ter sua cultura respeitada com a ajuda da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul. A partir de agora ele é chamado de “Ava Kwarahy Rendyju”, que, em português, significa literalmente “Homem Sol Nascente”.

Com o registro do acréscimo do sobrenome indígena, a liderança da Aldeia Panambizinho, de Dourados, cidade localizada a 251 km de Campo Grande, mostra que o direito a honrar seus ancestrais está garantido.

A mudança foi intermediada de forma gratuita pela Nupiir (Núcleo de Defesa dos Povos Indígenas e da Igualdade Racial e Étnica). O coordenador do núcleo, o defensor público Lucas Pimentel, explicou a importância do registro para o povo Kaiowá.

“Os rezadores (Ñanderu e Ñandesy) determinam o nome que está vinculado à alma e à origem da pessoa. A partir desse ritual tradicional, cada membro da comunidade é agraciado com um nome indígena que lhe é designado, refletindo as características de sua personalidade”, defendeu.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas  redes sociais.

Nos siga no Google Notícias