Perto de prazo para sair de fazenda em Sidrolândia, índios invadem sede
Os índios invadiram a sede da fazenda Buriti, em Sidrolândia, neste sábado, quando vence o prazo para que eles deixem a propriedade rural.
Informações apuradas pelo Campo Grande News dão conta que, até então, o grupo de terenas estava restrito a uma área no campo. A fazenda pertence à Jussimara Bacha. No início da manhã, a proprietária disse que aguardava a saída dos índios. Agora, à tarde, uma outra pessoa atendeu o celular e esbravejou que o imóvel fora invadido.
A PF (Polícia Federal) está no local desde quarta-feira, quando começou a invasão. Na quinta-feira, saiu decisão judicial para que quatro fazendas fossem desocupadas: Querência São José, Santa Helena, Buriti e a Cambará. Foi costurado um acordo para que os 500 indígenas deixassem as fazendas até às 15h de hoje.
Índios terenas ocupam desde maio de 2011, a fazenda 3R, também da família Bacha. A série de ocupações é parte da reivindicação dos 17 mil hectares da aldeia Buriti que estão na posse de fazendeiros e que foram identificados em 2011 como terras indígenas. Atualmente, cerca de cinco mil índios vivem em apenas 2,1 mil hectares.