Prefeitura tira médico preso da chefia do Samu, mas não define substituto
Designação de Renato Vidigal como coordenador do Samu foi cancelada hoje, mas ele continua servidor do quatro efetivo
O médico Renato Oliveira Garcez Vidigal, preso pela Polícia Federal no dia 6 deste mês na segunda fase da Operação Purificação, foi destituído hoje (13) da chefia geral do Samu (Serviço Móvel de Urgência) em Dourados, a 233 km de Campo Grande.
A resolução que o designou para a função, em 15 de fevereiro deste ano, foi cancelada pela secretária municipal de Saúde, Berenice Machado Souza. A medida é retroativa ao dia da prisão, conforme ato publicado no Diário Oficial do Município.
Ao Campo Grande News, o procurador-geral do município, Sérgio Henrique Pereira Martins de Araújo, disse hoje que o substituto de Vidigal no Samu ainda não foi definido, mas será um profissional de carreira do órgão.
Secretário de Saúde de janeiro de 2017 a janeiro deste ano, Renato Vidigal é médico concursado do município. Desde sábado (9), ele está na PED (Penitenciária Estadual de Dourados). Também está no presídio o promotor de eventos Raphael Henrique Torraca Augusto, 36, o “Pardal”, diretor nomeado na Secretaria de Saúde no período em que Vidigal foi titular da pasta.
Investigação da CGU (Controladoria-Geral da União) e da PF aponta Renato e Raphael como sócios da empresa Marmiquente, que tinha contrato de R$ 1,8 milhão com a prefeitura para fornecer refeições a funcionários e pacientes do Hospital da Vida e da UPA (Unidade de Pronto Atendimento).
A segunda fase da Operação Purificação investiga conluio na contratação da Marmiquente e de outras duas empresas, a Maranata Transportes, contratada para carregar pacientes, e uma loja de serviços de informática cujo nome é desconhecido. O caso está em segredo de justiça.
Renato Vidigal foi preso em Dourados, na manhã de 6 deste mês. Raphael Torraca estava em Florianópolis (SC) e se apresentou no dia seguinte à Polícia Federal.
O que era rápido, melhorou! Seja exclusivo, cadastre o telefone (67) 99981 9077 e receba as notícias mais lidas no Campo Grande News pelo seu WhastApp. Adicione na sua lista de contato, mande um "OI", e automaticamente você será cadastrado.