"Presa no tempo”, Piraputanga comemora chegada de 5G de graça
Antena inaugurada hoje em escola do distrito oferece wi-fi gratuito em raio de até 500 metros
A sensação era de estar “preso no passado” para quem não tinha condições de pagar internet por fibra óptica e precisava emprestar dos vizinhos para os filhos poderem estudar. Piraputanga, distrito de Aquidauana, a 141 quilômetros da Capital, sofria há tempos sem sinal de internet até a chegada de uma antena com sinal 5G, inaugurada hoje (22) na Escola Municipal Antônio Santos Ribeiro.
Com isso, moradores poderão acessar wi-fi gratuito num raio de até 500 metros. A capacidade é para até 80 pessoas usarem o sinal “#Brasil” ao mesmo tempo. Nesta semana, a escola já tinha recebido o sinal 2G e agora ganhou o 5G com a antena que faz parte do Programa Wi-fi Brasil do governo federal e foi viabilizada pela senadora Soraya Thronicke (PSL).
Aposentada, Valdomira da Silva Ferreira, de 63 anos, resume a sensação vivenciada pelos moradores.
“Sem internet, a gente se sentia atrasado, desatualizado, preso no tempo antigo, no passado. Moro a vida toda em Piraputanga. Eles cobram R$ 150 por mês pela internet por fibra óptica. Muitas famílias não têm como pagar e os filhos iam fazer tarefa na minha casa com internet emprestada, durante o isolamento”, comenta Valdomira.
Ela acredita que a partir de agora, com internet, a população vai se sentir mais atualizada com as notícias do Brasil e do mundo, que antes recebiam só pela televisão. “Agora é o dia inteiro conectado”, comemora Valdomira.
Fazer com que os moradores tenham mais possibilidades para obter informações também é preocupação da senadora Soraya, que acompanhou a inauguração da antena.
“Nesse momento de tanta polarização, queremos unir o Brasil. Temos que conectar as pessoas. Do que adianta você estar aqui nesse paraíso, mas desconectado? Assim, não temos isonomia e a conexão faz isso. A pessoa precisa ter os mesmos direitos e os mesmos acessos”, destacou a senadora Soraya.
A senadora enfatizou ainda que a população só pode mensurar o que está recebendo, se souber o que os outros estão recebendo e a internet é fundamental para esse acesso à informação.
A antena de Piraputanga faz parte de um pacote de R$ 1 milhão em emendas parlamentares, que possibilitaram a instalação de 11 aparelhos do tipo em cidades do Estado, além de outras 33 que ainda serão instaladas, segundo a senadora.
A diretora da escola, Sandra Rosa de Azevedo e Silva, 57 anos, comentou que o sinal 5G vai facilitar muito a vida dos moradores. “Tudo o que a gente precisa fazer necessita da internet hoje. A escola vai se tornar um ponto de referência para todos usarem o wi-fi de graça”, disse.
Há 40 anos em Piraputanga, o presidente da Associação de Moradores do distrito, Edson Fernandes de Almeida, de 45 anos, lembrou que tudo vai ser melhor para os turistas também com a internet.
“Demorou, mas para melhorar a gente consegue esperar”, disse Edson.
Secretária Municipal de Educação de Aquidauana, Wilsandra Lima Beda, destacou que os serviços prestados pelo município também serão melhorados com a nova antena.
“Hoje em dia, tudo o que se faz é pela internet. Além de ajudar na qualidade de atendimento à população, melhorando o serviço na Educação, a internet vai ajudar os turistas que visitam o distrito aos finais de semana”, comemorou Wilsandra.