Vídeo mostra militar sendo carregado por colegas após passar mal em quartel
No vídeo, Edilsio aparece sendo carregado, aparentemente debilitado, por outros dois militares no quartel
Vídeo a que o Campo Grande News teve acesso mostra o militar do Exército Brasileiro, Edilsio Morais da Silva Filho, de 18 anos, sendo socorrido por colegas após passar mal no 9º Batalhão de Engenharia de Combate de Aquidauana, a 141 quilômetros de Campo Grande.
Horas depois, Edilsio morreu no Hospital Regional da cidade, na noite de quarta-feira (16), devido a um quadro de hepatite fulminante somado à arritmia cardíaca e desidratação após três dias de treinamento militar no 9º Batalhão. No vídeo, o jovem aparece sendo carregado, aparentemente debilitado, por outros dois militares no quartel.
Em nota encaminhada ao Campo Grande News ontem, o 9º Batalhão ressaltou que "as circunstâncias que envolveram os fatos serão apuradas em Inquérito Policial Militar já instaurado pelo 9º Batalhão de Engenharia de Combate".
O caso - O jovem foi aprovado na seleção para o curso de oficias temporários do NPOR (Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva) e ingressou no serviço militar na segunda-feira (14) e, desde o primeiro dia, foi submetido à exaustão física e punido por um pequeno atraso. Através de WhatsApp, ele relatou à família a sua rotina e punições que sofreu durante os 3 dias em que permaneceu no batalhão.
Na quarta-feira (16), Edilsio foi submetido a uma nova bateria de exercícios pela manhã e durante corrida, começou a passar mal com batimentos cardíacos acelerados. Ele foi encaminhado ao Hospital Regional de Aquidauana, com quadro de exaustão muscular e conforme atestado de óbito, morreu às 18h50. A família do rapaz acusa o Exército de negligência e denunciou o caso à polícia.