ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEXTA  27    CAMPO GRANDE 30º

Boa Imagem

As mensagens que as roupas transmitem

As roupas são importantes ferramentas de comunicação visual e podem ser usadas de forma estratégica

Larissa Almeida (*) | 01/03/2022 10:00

Você sabe o que está transmitindo por meio das roupas que usa? A nossa vestimenta é uma importante ferramenta de comunicação e usar as cores, linhas, formas e texturas de forma estratégica é essencial e extremamente poderoso. Em uma entrevista de emprego para um cargo na área financeira, usar uma camisa azul escura, de tricoline, lisa, e uma calça social, é muito mais interessante para conquistar a vaga do que colocar um vestido rosa, tipo chemise, por exemplo. Mas se fosse para o cargo de cuidadora, o vestido rosa seria mais adequado.

Mas como identificar isso? Prestando atenção aos códigos visuais das peças.

De uma maneira geral, linhas mais retas e tecidos mais encorpados, encontrados nos blazers, paletós e calças sociais, transmitem mais força e formalidade, assim como cores mais escuras e neutras como cinza, azul marinho, preto e vinho.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Esses mensageiros visuais funcionam bem para profissões como advogados, bancários, contadores, áreas administrativas jurídicas e financeiras, que precisam transmitir autoridade e formalidade.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

As formas arredondadas, linhas curvas, como encontradas em tecidos como viscose, malha e poliéster, vestidos mais fluidos, calças mais molengas, transmitem mais acessibilidade e descontração, assim como cores mais claras, como amarelo, laranja e rosa.

Estes mensageiros visuais são perfeitos para professores de escola infantil, profissionais da área de beleza, vendedores e pessoas que trabalham na área artística e cultural. O importante é saber que as roupas transmitem informações e usar isso de forma estratégica para a sua atividade profissional. A vestimenta deve ser usada de maneira intencional, porque é uma ferramenta a mais que temos para alcançar os nossos objetivos pessoais e profissionais.

(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.

Nos siga no Google Notícias