ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEXTA  27    CAMPO GRANDE 25º

Boa Imagem

Guia de estilo para advogadas (os)

A nossa vestimenta conta uma história sobre nós, e a boa notícia é que nós podemos ter o controle sobre isso

Larissa Almeida (*) | 11/07/2023 12:03

Quando falamos de vestimenta estratégica, é importante entender como as cores, formas, linhas e texturas contidas nas roupas nos ajudam a transmitir mensagens, de acordo com o nosso objetivo de imagem. As carreiras jurídicas, e as da área financeira, são as que exigem, de certa forma, vestimentas mais formais no dia a dia. E não é por acaso. São profissões que precisam transmitir força, seriedade, profissionalismo, certeza, ética, entre outras características, porque lidam com processos, e com dinheiro.

É preciso ressaltar que, na consultoria de imagem, um ingrediente só não faz o bolo. É fundamental pensar em cada componente. De nada adianta estar de blazer se ele for de moletom ou estampado de flores, ou estar com a roupa impecável e o sapato sujo, ou não ter atrelado à vestimenta o comportamento e comunicação adequados à sua profissão.

Pensando apenas no impacto visual, anote estas dicas sobre como uma pessoa da área jurídica pode se vestir de maneira estratégica para potencializar sua carreira.

Linhas: Linhas retas transmitem ao nosso cérebro constância, seriedade, sobriedade. Existe até um adjetivo, retidão, que significa agir com integridade, lisura, probidade. Então apostar em peças que tenham muitas linhas retas vai ajudar a transmitir essas mensagens.

Por isso, são ótimas opções apostar em blazers com lapela e modelagem reta, camisas com colarinho mais pontudo, calças de alfaiataria mais estruturadas e gravatas. A gravata é o item do vestuário masculino que mais transmite credibilidade.

Tecidos: O tecido ajuda muito no contorno das linhas retas. Uma malha dificilmente vai produzir uma calça reta estruturada, ou um blazer de corte reto. Aposte em tecidos mais estruturados como algodão, de preferência tricoline, poliéster, lã fria, gabardine, jacquart, e texturas em crepe. São tecidos com custo mais elevado, por isso, caso não tenha condições para investir, escolha sempre mais qualidade ao invés de quantidade. Peças neutras que vão combinar com tudo são boas opções.

Cores: as cores que têm profundidade escura e mais adição de preto, como azul marinho, vinho, verde escuro, cinza chumbo, roxo escuro, além de neutros como branco e bege, e o próprio preto, são as que transmitem mais distanciamento, força e seriedade. Então invista em produções de cores mais escuras. Entre um terninho azul-bebê e um azul marinho, por exemplo, prefira o mais escuro.

Estampas: As estampas de linhas retas são mais formais, como por exemplo listras, xadrezes, estampas de quadrados, entre outros. Por exemplo, duas gravatas de cores escuras, mas uma padronagem listrada e outras de bolinhas, esta última será muito mais informal.

Evite estampas muito grandes e arredondadas, como poás e floral, de animais, divertidas, de desenhos animados e etc.

Acessórios: Brincos, colares, relógios e anéis pequenos e sem muitos detalhes são mais formais. Dê preferência a itens de metal e materiais mais nobres. Evite acessórios que não sejam de palha, pena e miçangas, muito coloridos e muito grandes.

E o que evitar sempre que possível? Em ambientes profissionais, é preciso notar se as roupas estão muito justas, curtas ou decotadas, se estão amassadas, com manchas e bolinhas, e também conferir se os sapatos estão sujos ou muito desgastados. Tudo isso pode transmitir desleixo. Também verifique se as roupas íntimas como sutiã, calcinha e cueca estão marcando sob a produção. São pequenos detalhes, e parecem óbvios, mas podem atrapalhar o resultado final.

(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga no Instagram @vistavoce_.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.

Nos siga no Google Notícias