Vai viajar? Confira essas dicas para otimizar a mala
Com planejamento, é possível levar peças para todas as ocasiões da viagem e ainda fazer sobrar espaço na mala
Quando vão viajar, muitas pessoas deixam para fazer a mala de última hora. Colocam na bagagem várias partes de baixo, partes de cima, sapatos e acessórios aleatórios e deixam para combinar um com o outro quando chegam ao destino. No entanto, isso é quase uma garantia de que: ou vai sobrar roupa sem uso, ou vai faltar, ou uma coisa não vai combinar com a outra, ou pior: você vai perceber que não levou a roupa/sapato adequado para alguma ocasião. Se algo assim já aconteceu com você, anote estas dicas para a próxima viagem!
1) Confira a previsão do tempo
Antes de começar a separar as peças que vai levar, verifique em dois sites de previsão como estará o tempo no seu destino enquanto você estiver lá. Se vai para várias cidades, verifique em cada local, no dia que você estará, qual será a previsão. Assim você evita levar roupas para frio quando estiver calor e vice-versa.
2) Liste todos os dias que vai estar viajando e passeios/eventos que vai fazer
Exemplo:
1º dia: Chegada em São Paulo às 10 horas / passeio na Av. Paulista / jantar na Pizzaria Crystal
2º dia: Passeio na Pinacoteca / compras no Bom Retiro / Jantar no Terraço Itália
3º dia: Bate e volta na praia de Iporanga, Guarujá
Listei passeios que exigem vestimentas completamente diferentes, de propósito. Daí a importância de você saber quantos passeios vai fazer, em quantos dias, para saber quantas e quais combinações de roupa precisa ter na mala.
3) Selecione as peças que gostaria de levar e monte os looks, experimente todos antes de colocar na mala e tire fotos de cada um
Indico sempre escolher peças que você já goste, se sinta confortável e tenha o costume de usar. Muitas pessoas levam na mala peças que não usam normalmente e provavelmente também não conseguirão usar quando estiverem no destino. Se você não conseguiu usar sua peça “na vida normal”, provavelmente não vai conseguir também durante a viagem, até porque as opções de combinação são poucas.
Para otimizar espaço também, sugiro combinar cada parte de baixo (calça/short/saia) com pelo menos duas partes de cima (blusas/camisas/camisetas), porque costumamos usar apenas uma vez a parte de cima (suor) e várias vezes a parte de baixo até sujar. Escolha dois sapatos muito confortáveis para usar durante o dia e que combinem com todas as peças (rasteira/tênis/sapatilha), um mais arrumado caso vá sair à noite (sandália de salto) e um chinelo.
Você pode contar dois looks por dia (um para usar durante o dia e um para a noite) ou apenas um, caso chegue ao hotel no final do dia e não saia mais.
Se for 5 dias e 3 noites, pode fazer 6 opções de looks para o dia (calça/blusa/sapato) e 4 opções de looks para noite, se quiser opções a mais.
Se tiver algum evento/passeio especial que exija um traje específico, separe todas as peças que vai usar neste local também.
4) O que levar na mala de mão:
- Necessaire de remédios e itens essenciais de uso diário, como carregador de celular
- Uma troca de roupa caso a mala despachada seja extraviada (uma calça, duas blusas, meias, duas calcinhas e sutiã)
- Necessaire com itens de higiene pessoal (creme dental, escova de dentes, fio dental, shampoo e condicionador, desodorante, hidratante)
- Objetos de valor (notebook, joias, bolsas)
- Casaco
- Se tiver um traje especial para algum evento, como um vestido para um casamento, também leve na mala de mão.
Experimente todos os looks que escolheu antes de colocar na mala, com os sapatos e acessórios que vai levar. Assim você evita levar alguma peça que esteja justa ou folgada demais, alguma peça que esteja com defeito ou que não seja tão confortável. Fotografe a produção completa para não esquecer o que vai usar quando estiver no destino. Ou então, anote cada look (no vídeo expliquei melhor).
Além disso, pense no traje que vai viajar na ida e na volta. Sugiro escolher roupas muito confortáveis, que não te apertem, e nem amassem, e sempre levar casaco.
Essa seleção prévia de cada produção pode até dar trabalho antes de ir, mas vai fazer com que você leve apenas o que vai usar e melhor: não vai faltar roupa para nenhuma ocasião e você vai ganhar tempo de viagem, sabendo exatamente o que usar em cada dia. Imagina perder uma hora experimentando roupa na viagem e se estressando com isso?
(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga no Instagram @vistavoce_.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.