Porque toda empresa precisa de consultoria de imagem
Apenas 11% dos consumidores brasileiros estão satisfeitos com o atendimento prestado nas empresas
Você já deve ter recebido no seu WhatsApp mensagem de alguma loja sem ter solicitado, algumas até com várias fotos ou pior, fora do horário comercial. Ou ligou para uma empresa e foi atendido com um “alô” impaciente e, quando pediu informações, o tom de voz do funcionário deixou claro que ele não estava a fim de responder. Se passou ileso por estes dois exemplos, já deve ter convivido com colega de trabalho que tinha um péssimo comportamento? Chegava atrasado ao trabalho com frequência, ou não cumprimentava ninguém, pegava objetos na mesa dos outros sem pedir autorização, passava o tempo fazendo fofocas e criando intrigas? Tudo isso atrapalha o convívio dentro de uma empresa, causa falhas de comunicação, no cumprimento de metas e na entrega do trabalho. Consequentemente, pessoas insatisfeitas e perda de clientes. E tudo isso é trabalhado na consultoria de imagem.
Quando falamos de imagem, nos referimos ao comportamento, comunicação e aparência (vestimenta e cuidados pessoais). Este tripé forma a impressão que as pessoas terão do profissional e, consequentemente, da empresa. De nada adianta um prédio luxuoso, materiais de última geração se o ponto de contato com o público – o funcionário – não prestar um bom atendimento, não souber responder e-mail de maneira gentil e eficiente, não entender como sua conduta interfere diretamente no resultado do trabalho de todos.
Se uma instituição não investir em pessoas e em como essas pessoas vão se relacionar com outras pessoas, a chance de receber reclamação é enorme. Diversos deslizes de cuidados pessoais, comportamento e comunicação são praticados por puro desconhecimento.
Alguns dados, que valem tanto para o serviço privado quanto para o público:
- 60% dos consumidores já tiveram a intenção de fazer uma compra, mas desistiram por causa do mau atendimento.
- 58% nunca mais voltam a usar uma empresa depois de uma experiência negativa
- São necessárias 12 experiências positivas para compensar 1 experiência negativa não resolvida
- 80% das grandes empresas acreditam que oferecem serviço "superior", mas apenas 8% dos consumidores relatam ter obtido serviço "superior" dessas empresas
- 27% das perguntas por email são respondidas de forma incorreta
- Empresas só perguntam o nome do cliente 21% das vezes
Um WhatsApp enviado com palavras ou emojis inadequados pode gerar até acusação de assédio. Uma pessoa que passa perfume forte demais pode estar causando alergia, enxaqueca e desconforto nos colegas e clientes. Um e-mail escrito sem as devidas saudações e espaçamento de parágrafos pode fazer com que uma informação importante seja ignorada.
Quando se trata de aparência, uma consultoria de imagem pode desenvolver uniformes que transmitam a mensagem que a empresa deseja passar para o público, e que sejam de tecidos e modelagens adequados ao ambiente, bonitos e confortáveis para quem vai usar. O uso de uniforme ajuda a criar identificação entre o público e o profissional. A consultoria também irá explicar ao colaborador por que alguns tipos de vestimenta são inadequados para aquele trabalho ou como a falta de cuidados pessoais vai impactar no desempenho das suas atividades.
Além disso, poderá ensinar ferramentas comportamentais essenciais na rotina de trabalho, técnicas de postura, tom de voz, linguagem corporal, etiqueta no WhatsApp, no atendimento ao telefone e e-mail, como receber e visitar pessoas, e o que fazer ou não em diversas situações para evitar constrangimentos e desentendimentos entre os funcionários - dentro da empresa - e entre o público.
(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga no Instagram @vistavoce_.
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