Bum! A relação entre a dinamite e a disfunção erétil
A história começa com a nitroglicerina, um explosivo composto de ácido nítrico, ácido sulfúrico e glicerina. É um óleo altamente instável, muito sensível a qualquer movimento. Um passo mal dado e bum! Explode. Ascanio Sobrero, seu descobridor que o diga, tinha a cara marcada de cicatrizes pelos estalos de um tubo de ensaio enquanto estava fazendo experiências com ela. Esse primeiro estouro, ocorreu em 1.847, em um laboratório da Universidade de Turim, na Itália.
Nobel e a dinamite.
Ascanio chamou esse óleo explosivo de “piroglicerina”, uma glicerina que pegava fogo. Passaram quase vinte anos com muito temor da nitroglicerina. Foi quando conseguiram “neutralizá-la”, permitindo seu transporte seguro. Para isso, Alfred Nobel, aquele do prêmio famoso e milionário, misturou nitroglicerina com terras de diatomáceas, algas fossilizadas que conseguiu nas margens de um rio. Era a dinamite. Uma pasta modelável que Nobel deu forma de um bastão. É isso, a dinamite nada mais é que a nitroglicerina com um pouco de terra especial.
A nitroglicerina e as dores de cabeça.
O uso farmacêutico da nitroglicerina veio no inicio do século XX. Foi uma casualidade, como muitas outras nesse campo. Perceberam que os trabalhadores de uma industria de dinamite de Nobel estavam sendo afetados por continuas dores de cabeça. Os exames médicos derem como resultado que essas dores ocorriam devido à dilatação dos vasos sanguíneos de todos que manipulavam a nitroglicerina.
Angina e hipertensão.
O efeito vasodilatador da nitroglicerina levou o doutor William Murrel - em 1.878 - a fazer experiências com ela em pacientes com angina de peito e hipertensão. É importante recordar que as dores de angina de peito ocorrem pelo estreitamento dos vasos sanguíneos. Isto nos leva até finais do século passado.
O remédio contra a disfunção erétil.
Em 1.998, foi concedido o Prêmio Nobel a três farmacologistas norte-americanos: Robert Furchgott, Louis Iganarro e Ferid Murad. Haviam descoberto a molécula chave na circulação sanguínea identificada como óxido nítrico, um mensageiro químico que consegue que as moléculas se relacionem entre si. É dessa maneira que a ereção é iniciada por estimulação do sistema nervoso, liberando óxido nítrico. Os efeitos desse óxido nos ilustram acerca das propriedades vasodilatadoras da nitroglicerina.
A paradoxal morte de Nobel.
Mas essa história ficará estranha, misteriosa. É paradoxal que Alfred Nobel sofresse de angina de peito e não aceitou a prescrição de seu médico. O doutor receitou comprimidos de nitroglicerina para o inventor que não tomou um sequer. Faleceu em 1.896 de angina do peito.