Fabricantes de amendoim comemoram chegada da Copa do Mundo
Nervosismo, disputa de equipes, muito futebol, festa e... aperitivos
As empresas que atuam no ramo aguardam até 30% de incremento nas vendas do produto e já planejam uma campanha agressiva de marketing promocional para a Copa do Mundo. Entre as empresas que já sorriem de orelha a orelha com o indicativo de aumento de vendas está a Dori Alimentos, que vislumbra faturamento 30% maior com a venda de amendoim. As perspectivas da Santa Helena são menores, mas chegam a 25% e da AGTAL se igualam a Dori Alimentos.
O amendoim está na preferência do consumidor quando o assunto é festa e confraternizar. Segundo o Ibope, 66% usam a iguaria em confraternizações. E, neste ano, os jogos contribuem para aumentar a procura pelo produto justamente no auge das vendas, as festas juninas.
Tendência do Home Office é crescente, mas trabalhador remoto tem desvantagens
A prática de trabalhar a distância aumentou, mas ainda está longe da atuação das companhias mundiais. Pesquisa da Top Employers Institute – que atua no setor de análise de Recursos Humanos – 15% das companhias brasileiras atuam com Home Office entre os seus empregados. Os dados refletem 2014 e apontam aumento em relação a 2013, quando 6% adotavam a prática. Estamos distante das maiores economias. No Reino Unido, este tipo de atuação profissional está presente em 65% das empresas. Na Holanda chega a 60% e na Alemanha 58%.
Quanto à flexibilização do tempo também estamos na lanterna. Enquanto 45% das companhias brasileiras atuam com jornada flexível, nas companhias em outros países, a adesão é de 77%. Trabalhar remotamente, contudo, também tem desvantagens, como aponta pesquisa da Universidade da Califórnia e da London Business School. A principal delas está na demora para a promoção do trabalhador. Chega a dez anos. É aquela máxima que, infelizmente, algumas empresas adotam do “quem não é visto, não é lembrado”.
Crowdfunding para investimento no cinema chinês
O financiamento coletivo seduziu a Alibaba considerada uma das gigantes da produção de filmes chineses. A companhia espera captar mais recursos por meio de doações de internautas e aplicá-los em projetos específicos. No modelo apresentado pela Alibaba no New York Times, o doador atuaria como um investidor e receberia retorno de 7% em um ano sobre o investimento, feito em pequenas quantias.
O produto foi batizado de "Yu Le Bao" – que significa "tesouro do entretenimento". Os produtores, neste modelo de Crowdfunding terão direito de sugerir quais filmes serão feitos, e quem deve dirigir ou atuar. A expectativa é de arrecadação de US$ 11, 7 milhões que serão aplicados em quatro projetos iniciais.
Saiba o perfil do executivo desejado pela maioria das empresas
Ele é dinâmico, fala mais de um idioma, ganha entre R$ 12 mil e R$ 35 mil e, o que mais? A Michael Page foi tentar saber e analisou o perfil solicitado em mil vagas abertas para executivos no país. Mais da metade, 55% das vagas de trabalho, estão concentradas no eixo Rio-São Paulo. A preferência é por engenheiros, se atuar na construção civil e industrial, melhor. Só 21% das empresas dão preferência para os graduados em administração, 12% preferem os formados em economia, 7% em tecnologia da informação e 3% em Direito e, apenas 2% em publicidade.
Chama a atenção das companhias ter cursado um MBA e 28% procuram um profissional que tenha um segundo diploma. Ter o inglês como segunda língua é o desejo de 70% dos recrutadores. A exigência do espanhol cai para 8% e do francês para 1%. Quanto à habilidade ao cargo, 59% desejam um empregado com capacidade de gerir pessoas, 29% quer foco em resultado. Ter tino para liderança é o ideal para 22% e bom relacionamento interpessoal é desejável por 12%. Em, além de tudo, habilidades com a área comercial estão no interesse de 46% dos empregadores.