Caminho da Fé: 135 km de persistência e desprendimento
Comecei o Caminho da Fé no município de Paraisópolis (MG), no dia 9 de outubro. Em 4 dias, foram quase 45 km pela Serra da Mantiqueira.
Desde o primeiro momento, o percurso tem muita chuva, mas a maior dificuldade foi subir a Serra da Luminosa, a mais íngreme e também a mais exuberante da região.
De todos os caminhos que já fiz, esse tem se mostrado o mais difícil. Além do preparo físico, chegar ao destino exige também persistência e desprendimento. O incentivo vem da determinação, mas também dos companheiros de jornada e dos guias que acompanham os grupos.
O caminho da fé existe há 18 anos, com 135 quilômetros entre Paraisópolis e Aparecida do Norte (SP) (135 Km), e já tem boa estrutura para receber os peregrinos que vêm de todos os cantos.
A maioria das pousadas é familiar, de moradores que no início recebiam os caminhantes que percorriam a Serra da Mantiqueira até a chegada em Aparecida, muitos com o propósito de pagar promessas.
Hoje o Caminho da Fé reúne pessoas com propósitos diversos, entre esportivos, espirituais, religiosos e a busca pelo autoconhecimento.
A natureza é esplendorosa! Os hospitaleiros recebem os peregrinos com muita dedicação e amor e pelo caminho vamos ganhando amizades preciosas. Como de dona Ditinha, que recebe todos os dias os peregrinos com a mesa posta para as refeições: