Aliado na recuperação pós-covid, pilates na PhysioSport foca em reabilitação
Com equipe de fisioterapeutas como instrutores, PhysioSport Studio trabalha fortalecimento e condicionamento
Falta de ar, fraqueza muscular, cansaço excessivo, algumas das principais sequelas da covid-19, tem levado à indicação médica do pilates como uma importante ferramenta de recondicionamento.
"Estamos tendo muita procura, as sequelas são as mais variadas, mas a maioria das pessoas que tiveram a doença estão sentindo a necessidade de fazer atividade física, de se movimentar e para isso se faz necessário o fortalecimento muscular", explica a proprietária do PhysioSport Studio e fisioterapeuta Mariana Souza Fernandes.
Até mesmo os que já praticavam exercícios físicos têm relatado às fisioterapeutas do estúdio fraqueza no condicionamento, além de queixas específicas, como artrite generalizada e demais inflamações nas articulações. "E dores que não existiam antes. Mas cada pessoa reage de uma forma e aqui estamos conseguindo ajudar na reabilitação, para que eles voltem para o condicionamento anterior", enfatiza Mariana.
Para quem nunca fez pilates nem pensou na modalidade como tratamento, a fisioterapeuta explica que um dos principais objetivos da atividade é o trabalho respiratório. "A gente já trabalha a respiração desde o primeiro momento, utilizamos ela como auxiliar para fazer os movimentos como a ativação da região do diafragma, pulmão e respiração", descreve.
Quando o aluno na recuperação pós-Covid procura o PhysioSport Studio, uma primeira avaliação é marcada para fazer a anamnese. Com o histórico em mãos, incluindo exames e a descrição das sequelas, o primeiro passo é de ensinar o aluno a respiração correta.
"Quando a pessoa ficou com o pulmão comprometido significa que ela teve diminuição da capacidade pulmonar, então a gente trabalha a respiração, ativação do local correto para melhorar essa capacidade, além de proporcionar a atividade física como auxílio, a gente foca muito na respiração", detalha a fisioterapeuta.
A melhora na capacidade pulmonar é o que reflete diretamente na melhora do condicionamento físico do paciente não só durante as aulas como também nas atividades do dia a dia.
O tempo para sentir a melhora vai depender de cada paciente e do seu quadro clínico, mas tem alunos que relatam evolução a partir de duas semanas. "Trabalhamos realmente a questão do corpo, da força, da flexibilidade, do alongamento e em duas, três semanas, o aluno sente diferença significativa", frisa a proprietária do PhysioSport Studio.
Com o limite de três alunos por instrutor, as aulas são montadas de forma individualizada para atender a necessidade de cada um. "O pilates em si é totalmente adaptável, então a gente faz três alunos por instrutor justamente para acompanhar muito bem o paciente e ir evoluindo nos movimentos conforme a particularidade de cada um", ressalta Mariana.
Além do pilates clínico, focado na reabilitação, o PhysioSport Studio também oferece pilates avançado, para gestantes e com aparelhos e também solo. Há a opção de aliar aos exercícios de funcional associando ao power plate, a plataforma giratória. "Dependendo do desenvolvimento do aluno, ele consegue fazer uma aula de mais intensidade e também de queima calórica", diferencia a fisioterapeuta.
Com espaço amplo, o estúdio tem duas salas e uma variedade de aparelhos, dando possibilidade do paciente realizar a atividade tendo segurança quanto ao distanciamento pessoal. Todos os equipamentos são higienizados ao fim de cada aula.
O PhysioSport Studio fica na Rua Nortelândia, 570, no Bairro Santa Fé (veja como chegar). O horário das aulas é das 7h às 19h, de segunda a sexta. Marque agora sua avaliação e conheça o Studio, os telefones são WhatsApp: 99680-7778 (chame aqui) e 3306-3987. Acompanhe o PhysioSport também pelas redes sociais, no Instagram e no Facebook.