"É uma vergonha", diz leitor sobre carros estacionados nas calçadas
Andando por cinco quadras o homem flagrou cerca de 24 veículos estacionados de forma irregular
Cansado de ter que desviar constantemente de carros estacionados em calçada, o militar Antônio Motta denuncia a situação. Após andar por cerca de cinco quadras, ele flagrou 24 carros estacionados de forma irregular na Rua da Pátria, na região do Bairro Vila Taveirópolis, em Campo Grande.
“Todo dia é daquele jeito e ninguém faz nada. Você pode passar aqui em qualquer horário que vai estar do mesmo jeito”, diz Antônio. O militar conta que já tentou denunciar a situação para a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), a Prefeitura Municipal e também para o BPtran (Batalhão de Policiamento de Trânsito), mas conta que nenhum dos órgãos fez algo a respeito.
Acostumado a fazer caminhadas na região, Antônio relata que por várias vezes corre riscos: “Quando vamos fazer caminhada a gente precisa ficar desviando dos veículos e andar na rua. Aqui é linha de ônibus, é uma via movimentada o que aumenta o perigo, mas mesmo que não fosse movimentado isso não está certo”.
A indignação do morador aumenta ao ver que nem os motoristas de viaturas respeitam o que se aprende ainda na autoescola. “É uma vergonha! Tem quadras que parecem estacionamentos dia e noite. Tanto lugar para estacionar param na calçada. A gente que é motorista sabe que não é permitido”, desabafa.
Apesar de ser algo rotineiro, Antônio enfatiza: “A gente não pode aceitar isso!”. O morador ainda reclama da falta de fiscalização por parte dos órgãos responsáveis. “Isso é um abuso, temos três órgãos que deveriam fiscalizar isso e ninguém cuida”.
É contado pelo militar que certa vez ele chegou a questionar uma funcionária da Agetran em um semáforo sobre a situação, mas segundo ele a moça disse que por estar indo para uma ocorrência não poderia fazer nada naquela situação. “Tem que tomar uma atitude, porque a Agetran é muito conivente”, encerrou.
Ao Campo Grande News, a Agetran informou que de acordo com o artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), inciso VIII, estacionar veículo - no passeio ou sobre faixa destinada a pedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa, bem como nas ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público se caracteriza como infração grave.
O motorista flagrado cometendo tal infração poderá ser multado, no valor de R$ 195,23, além de ter seu veículo removido. As pessoas que flagrarem essa situação podem denunciar através do número 156, para que os agentes se desloquem até o local e atuem em flagrante.
Direto das Ruas - O vídeo chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.
Clique aqui e envie agora uma sugestão.
Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.