Anemia em cavalos será tema de workshop na próxima semana
A anemia equina será tema de workshop na próxima semana em Rio Verde de Mato Grosso - distante 207 km de campo Grande. A doença é incurável e a que mais afeta cavalos, burros, mulas e jumentos.
Coordenado pela Embrapa Pantanal, o evento acontece de 27 a 29 de setembro e vai abordar as características da doença, o diagnóstico, práticas de manejo e demais assuntos. Durante três dias haverá palestras, mesas redondas e reuniões entre pesquisadores e produtores rurais.
"O animal positivo rende menos, tem menos resistência. A gente observa, por exemplo, que na época em que o pasto está muito ruim e que o Pantanal enche, muitos animais contaminados morrem. Nós pudemos concluir que os positivos morrem mais cedo", afirma a pesquisadora Marcia Furlan, que coordena o projeto de pesquisa.
Como a doença nem sempre apresenta sintomas visíveis, Marcia conta que ela passa despercebida em muitas propriedades rurais. "Uma estratégia que alguns produtores usam é compensar o baixo desempenho dos animais positivos com mais animais na tropa. Só que, para manter mais animais, há necessidade de mais pasto e sal. Com isso, um pasto que não seria suficiente para uma tropa pequena, por exemplo, rende menos ainda com uma tropa maior", diz.
As palestras, apresentações e reuniões do projeto são gratuitas e abertas ao público em geral. O evento será realizado no Sindicato Rural de Rio Verde de Mato Grosso, localizado na Av. Barão do Rio Branco, 130 - Centro de Rio Verde de Mato Grosso.