Lançamento de campanha de vacinação contra aftosa em MS será amanhã
Acontece nesta terça-feira (1) o lançamento oficial da campanha de vacinação contra febre aftosa em Mato Grosso do Sul. A meta estadual é a de imunizar 10 milhões de bovinos do rebanho estadual e assim, manter o status de zona livre de febre aftosa com vacinação, conquistado há oito anos.
O evento acontece em Campo Grande, a partir das 8h30 na sede da Embrapa Gado de Corte - localizada na avenida Rádio Maia, número 830, Vila Popular, região oeste da Capital.
Na região do Pantanal a vacinação é obrigatória nos animais cujos proprietários fizeram opção por vacinar em novembro. Nas regiões de fronteira e planalto é obrigatória a vacinação nos bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade, no mês de novembro a partir deste ano. A mudança está na autorização do ministério em equiparar as estratégias de vacinação nas regiões.
O Governo do Estado afirma que o controle da febre aftosa é fundamental para a economia do país, pois é um importante componente de acesso aos mercados consumidores. Os países compradores de carne estabelecem barreiras à entrada de animais suscetíveis à doença e aos produtos provenientes de regiões com ocorrência de aftosa.
Atualmente, os períodos oficiais de vacinação contra febre aftosa – para efeito de planejamento, execução e controle sanitário animal – dividem o Estado em três regiões sanitárias distintas que são a região 1, do planalto; a região 2, do Pantanal; e a região 3, da fronteira.
Em todos os casos, o registro da vacinação deve ser realizado diretamente pelo produtor, no site http://www2.iagro.ms.gov.br/ ou em casos específicos, e a critério da Iagro, em seus escritórios locais.