Novo Código Florestal deve ter regras para preservar Pantanal, pede Famasul
Para garantir a preservação do Pantanal, o novo Código Florestal deve conter regras específicas relacionadas ao bioma, que tem sua maior parte em Mato Grosso do Sul.
O pedido de regras específicas foi feito pela Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) ao relator do texto do novo Código Florestal, deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP).
A proposta levada a Brasília foi elaborada pela Embrapa Pantanal. O bioma pantaneiro, segundo Censo Agropecuário do IBGE de 2006 é de 86,77%.
“Nossa intenção é deixar as coisas mais claras e assegurar a preservação garantida pelo pantaneiro até hoje”, afirmou Riedel.
A apresentação das regras específicas para o Pantanal atende demanda de lideranças e sindicatos da região, que entendem o novo código como um instrumento para garantir a continuidade do bioma e, também, das atividades pecuárias.
Participaram da reunião o deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB) e do senador Waldemir Moka (PMDB). A votação do novo Código Florestal deve acontecer na primeira semana de maio.