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Economia

Ponte em Murtinho e trecho paraguaio da Rota Bioceânica ficam para 2026

Previsão inicial era que ponte sobre Rio Paraguai, que vai até Carmelo Peralta, ficaria pronta em 2025

Por Silvia Frias | 06/10/2024 14:13
Mapa da obra da Rota Bioceância mostra andamento dos trabalhos (Foto/Reprodução)
Mapa da obra da Rota Bioceância mostra andamento dos trabalhos (Foto/Reprodução)

A ponte sobre o Rio Paraguai em Porto Murtinho e Carmelo Peralta, no Paraguai, deve ser concluída somente em fevereiro de 2026, três meses depois do projetado inicialmente. O novo cronograma foi divulgado pelo titular da Semadesc (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, após reunião realizada com integrantes do consórcio responsável pela obra.

Inicialmente, a previsão é que a obra ficasse pronta em novembro de 2025, mas, em reunião na última semana pelo Consórcio Binacional Pybra, este cronograma foi reavaliado, o que não prejudica o andamento dos trabalhos, já que outras etapas também serão finalizados em 2026.

“Vínhamos trabalhando com a possibilidade de ficar pronto em novembro de 2025, mas agora ficou 2026. As obras estão em ritmo normal, já conseguiram recuperar o atraso da paralisação no lado brasileiro, então as contratações estão todas andando”, disse Verruck.

A pauta da reunião teve seis itens: acompanhar o status da obra ponte Bioceânica; o status da obra de acesso à ponte Bioceânica; do recinto aduaneiro; cronograma consolidado das obras; interconexão com o Brasil e o status da obra no lado paraguaio.

Segundo Verruck, as obras de pavimentação de rodovias no lado paraguaio também seguem dentro do cronograma. O trecho entre as cidades de Mariscal Estigarríbia e Poso Hondo deve ficar pronto no fim de 2026. Já quanto às obras de acesso à ponte de Porto Murtinho, obra que integra o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) deve ter início em breve. “Montaram o canteiro de obra e receberam a ordem de serviço. Estão contratando as pessoas e iniciarão pela construção das pontes”, completou.

Secretário Jaime Verruck (terno) participou de reunião com integrantes do Consórcio Binacional Pybra (Foto/Divulgação)
Secretário Jaime Verruck (terno) participou de reunião com integrantes do Consórcio Binacional Pybra (Foto/Divulgação)

Ainda com relação à readequação da BR-267 – que compreende a Rota Bioceânica no território de Mato Grosso do Sul – foi tratado sobre o trecho entre a localidade de Alto Caracol e Porto Murtinho. O Governo Federal vai investir R$ 200 milhões na recapacitação da rodovia nesse trecho, recursos já garantidos no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Com relação às obras da área alfandegada, houve um pedido por parte da Receita Federal para revisitar o projeto, o que é considerado normal – conforme o secretário – “devido à complexidade da obra”.

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