ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  23    CAMPO GRANDE 24º

Economia

TCU divulga coeficientes do Fundo de Participação dos Municípios para 2024

Prefeitos têm 30 dias para contestação cálculo das quotas para distribuição dos recursos do próximo exercício

Por Gabriela Couto | 25/11/2023 17:59
Fachada do prédio do Tribunal de Contas da União, em Brasília (DF) (Foto: Divulgação)
Fachada do prédio do Tribunal de Contas da União, em Brasília (DF) (Foto: Divulgação)

O TCU (Tribunal de Contas da União) aprovou os coeficientes a serem utilizados no cálculo das quotas para a distribuição do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) para 2024. Os prefeitos têm 30 dias para apresentar contestação ao órgão.

Campo Grande terá 1,6% do montante total dividido entre as capitais. O percentual já leva em consideração a nova metodologia empregada para o cálculo dos coeficientes após a judicialização e decisão normativa estabelecida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) neste ano.

“Cabe ressaltar que as eventuais alterações, determinadas por decisão judicial, na população informada pelo IBGE e publicada na Decisão Normativa são aplicadas exclusivamente para fins de cálculo do FPM e não devem ser utilizadas fora desse contexto. Para esse fim, considera-se que o dado populacional oficial dos municípios é aquele definido e informado pelo IBGE”, justificou o presidente órgão de controle, Bruno Dantas.

Serão mantidos os coeficientes do FPM atribuídos no ano anterior aos municípios dos grupos Reserva e Interior que apresentarem redução de seus coeficientes, sendo que os ganhos adicionais decorrentes da aplicação dessa regra sofrem aplicação de redutor financeiro (10% no exercício de 2024), para redistribuição automática aos demais participantes do fundo. Confira a lita completa das cidades de Mato Grosso do Sul abaixo.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias