Prefeitura oficializa fechamento de creche no Santa Fé
Unidade educacional funcionava há 40 anos, mas, segundo mantenedores, perdeu sua função social
Foi publicada no Diário Oficial de Campo Grande desta terça-feira (12) o descredenciamento da creche Santa Fé ante a Semed (Secretaria Municipal de Educação). A unidade de educação infantil era mantida pela SSVP (Sociedade Sociedade São Vicente de Paula) e em outubro do ano passado já anunciava que provavelmente fecharia as portas e pais chegaram a ficar revoltados.
A creche Santa Fé funcionava há 40 anos em um prédio da avenida Antônio Maria Coelho, na região do bairro de mesmo nome. Pais de alunos matriculados no local ficaram revoltados e chegaram a pedir solução para evitar o fechamento.
Em entrevista cedida ao Campo Grande News no ano passado, Natalício Fernandes de Souza, presidente da SSVP, apontou os motivos da interrupção do serviço. Ele afirmou que a taxa paga pelos pais não era suficiente para manter o local.
Além disso, o espaço teria perdido a função social já que tinha em sua clientela crianças de classe média e alta, o que teria levado inclusive à perda de parcerias como a Mesa Brasil, que fornecia mantimentos para as refeições das crianças. Ainda, como o serviço era totalmente voluntário, não havia quem aceitasse assumir a direção do local.
Apesar de não ser uma unidade educacional pública, a creche era credenciada junto à Semed, que é responsável pela educação infantil no município. O Diário Oficial do Município publicou a autorização do fechamento da creche.
Outro caso - Na mesma edição, a Semed também publicou o descredenciamento do Centro de Educação Infantil Ya Ru, que funcionava na Rua dos Barbosas, no bairro Amambaí.