Startup da Capital concorre a prêmio com IA geradora de petições jurídicas
Negócio começou com ferramenta que reunía jurisprudência de tribunais
Nascida em Campo Grande, a startup Alfaneo Inteligência Artificial está entre as 913 selecionadas para participar da premiação do evento nacional Startup Summit 2024. Ela vai concorrer apresentando um gerador de petição jurídica on-line que usa IA (Inteligência Artificial).
Apelidada de “GPT das Petições” em referência ao ChatGPT, a ferramenta começou a ser testada como um buscador de jurisprudência dos tribunais de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Santa Catarina. Ele foi aprimorado até se tornar um gerador que atende tanto a parte reclamante quanto a defesa.
CEO da Alfaneo, o mestre em computação Charles Felipe Oliveira Viegas, conta que a solução começou a ser desenvolvida em 2019 usando recursos de editais públicos abertos para estimular a criação de novas tecnologias. “A gente participou de quatro concursos que impulsionaram o início do negócio. Somos uma empresa que nasceu do incentivo público”, diz.
O sócio e doutor em computação, Renato Porfírio Ishii, descreve um pouco do processo de fundação da empresa. “A cada edital fomos propondo soluções para os problemas encontrados. Desde o início sabíamos que queríamos a área jurídica. Enxergamos uma 'dor' e fomos lapidando a ideia até que desenvolvemos a Alfaneo”.
O evento - Junto à startup, outras 14 campo-grandenses completam a lista das 20 sul-mato-grossenses selecionadas para o prêmio.
O Startup Summit 2024 é um dos principais eventos do ecossistema de startups brasileiras, que acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de agosto, em Florianópolis (SC). Serão mais de 3 mil as startups participantes. A expectativa é atrair 10 mil pessoas presencialmente e 30 mil de forma on-line.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.