ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SÁBADO  11    CAMPO GRANDE 31º

Educação e Tecnologia

UFMS constata poucos acessos não autorizados após ataque hacker

O ataque cibernético ocorreu em 24 de setembro, levando à suspensão temporária de todos os sistemas da UFMS

Por Gabriel de Matos | 11/10/2023 18:15
UFMS constata poucos acessos não autorizados após ataque hacker
Plataforma de Ensino a Distância da UFMS, com problemas de login (Foto: Clara Farias)

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) publicou nota atualizando a situação que envolveu o ataque hacker que a atingiu no último mês de setembro. A Agetic (Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação) disse que constatou "número reduzido" de acessos não autorizados a dados pessoais dos estudantes e servidores.

Além disso, a instituição ressaltou que os usuários do sistema receberam um e-mail sobre o ato criminoso. A nota ainda lamenta a situação e reitera o compromisso da instituição de ensino.

As informações vazadas incluem registros de contato, comprovação de identidade e situação social dos indivíduos. Diante dessa situação, a UFMS comunicou o incidente à ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) e tomou medidas de segurança para mitigar riscos e manter a segurança digital, além de prevenir futuros incidentes.

O estudante de Jornalismo, Carlos Ribeiro, de 22 anos, demonstrou preocupação com a situação. "Mesmo com a UFMS investigando, a gente fica com medo de ter os dados vazados".

O medo também é reforçado pelo estudante de Educação Física, José Inácio, de 24 anos. "Fico com medo, mas espero que não aconteça algo com meus dados".

UFMS constata poucos acessos não autorizados após ataque hacker
Monumento paliteiro no canteiro central da Universidade em Campo Grande (Foto: Divulgação/UFMS)

Relembre - O ataque cibernético ocorreu em 24 de setembro, levando à suspensão temporária de todos os sistemas computacionais e serviços digitais da UFMS. Estudantes e membros da comunidade universitária foram afetados, ficando sem acesso a portais de matrícula, ambiente virtual de aprendizado e sites institucionais.

A Agetic, responsável pela segurança da universidade, identificou uma possível violação nos servidores que armazenam dados institucionais, incluindo senhas de contas de e-mails e drives institucionais. Para mitigar os riscos, foram retirados todos os sistemas computacionais da UFMS. No dia 30 de setembro, apenas a página principal da instituição havia voltado ao ar, mas sem acesso às plataformas principais.

Na terça, foi possível abrir o AVA (Ambiente de Avaliação), mas não acessá-lo. O Siscad (Sistema Acadêmico), local em que são registradas presenças e notas de avaliações, permanecia inacessível. Na terça-feira (3), o sistema de acesso iniciou com uma retomada gradativa e somente na última quinta-feira (5) foi concluída a manutenção do sistema cibernético da universidade.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias