Enquete: 49% dos leitores jogam remédios no lixo comum
Medicamentos devem ser levados às farmácias, drogarias ou UBS para que sejam descartados corretamente
A enquete do Campo Grande News de domingo (12) perguntou aos leitores onde eles descartam medicamentos que não utilizam mais. A maioria, 49%, respondeu que descarta em lixo comum, 31% levam até farmácia ou drogaria, 10% levam até Unidade Básica de Saúde e outros 10% jogam no vaso sanitário ou pia.
Nas redes sociais do jornal, a leitora Vanda Fernandes destacou a importância de dar o destino correto aos medicamentos. "Eu tenho muito cuidado, levo para uma farmácia de um posto de saúde". A leitora Joana Idalino também costuma levar até a farmácia. "Eles sabem onde descartar", afirma.
Não se deve jogar os medicamentos em pias, vasos sanitários ou lixo comum. Esses produtos e suas embalagens devem ser levados às farmácias, drogarias ou UBS (Unidades Básicas de Saúde), além de pontos de coleta de empresas credenciadas, como determinados supermercados, por exemplo.
Os produtos devem ser destruídos sem prejudicar o meio ambiente. A legislação prevê, por meio do Decreto nº 10.388/2020, que os medicamentos sejam incinerados, passem por coprocessadores ou sejam descartados em lixões de grau 1 homologados pelas entidades ambientais.