Maioria concorda em zerar IPVA de motos de até 150 cilindradas
Proposta tramita no Senado Federal e, se aprovada, poderá beneficiar motociclistas de todo o País
A maioria dos leitores respondeu que é favorável à proposta de zerar a alíquota do IPVA (Imposto sobre Propriedade do Veículo) de motocicletas que tenham até 150 cilindradas.
O projeto foi aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal, mas ainda vai ao Plenário. O senador Chico Rodrigues (DEM-RR), autor do texto, afirma que haveria benefício maior às classes mais pobres, que compra mais esse tipo de veículo. Segundo estimativa do parlamentar, o preço final do tributo poderia reduzir em R$ 400.
Centenas de leitores, como a Aline Cristine Duarte ou o Valmir Maristela, se posicionaram nos comentários do Campo Grande News, concordando com o projeto. O leitor Junior Conceição, no entanto, é contrário. "Não acho justo um pagar e outro não. Deveria é baixar o valor, e todos nós que temos veículos, tanto carro como moto, pagar um preço justo".
IPVA - Esse imposto é cobrado anualmente sobre os proprietários de veículos automotores, como carros, motos, caminhões, ônibus e até aeronaves. Variando em cada unidade federativa, por se tratar de um imposto estadual, o repasse é destinado ao próprio estado (50%) e ao município de residência do motorista (50%).
Recentemente, proposta aprovada na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) pretende isentar veículos fabricados há mais de 15 anos da tributação - atualmente, está válida a isenção para os produzidos há pelo menos 20 anos. No entanto, o texto ainda vai para sanção do governador Reinaldo Azambuja e poderá ser válido no ano que vem.