Para 68% dos leitores, Pantanal pode acabar até o fim do século
Especialista estima que bioma desaparecerá ainda mais cedo, em cerca de 46 anos
A maioria dos leitores do Campo Grande News acredita que, com tantas queimadas, o Pantanal pode acabar até o fim do século. Este foi o voto de 68% na enquete desta quinta-feira (12). Outros 32% acham que o bioma não corre risco de acabar.
Nas redes sociais, leitores demonstraram preocupação com o Pantanal. "Se continuarem colocando fogo, tirando árvores e sujando os rios... Infelizmente", escreveu Karina Comerlatto. Já Gilma Luiza da Silva comentou que "o Pantanal já está acabando, só não enxerga quem não quer".
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, declarou que se as queimadas e a estiagem severa que assolam o país seguirem neste padrão, o Pantanal poderá desaparecer até o final deste século.
O cenário previsto pelo climatologista Carlos Nobre é mais apavorante. Segundo ele, o bioma pantaneiro desaparecerá em cerca de 46 anos. Para Carlos, o fim de vários biomas está mais acelerado que o previsto.
Ele lembra que o Pantanal já perdeu 30% de área alagada nos últimos 30 anos e está secando. E agora o fogo destrói a vegetação. "Se continuarmos com emissões altas e só conseguirmos zerá-las em 2050, o que já é um enorme desafio, poderemos chegar a 2100 com temperatura a 2,5ºC da média. Se isso acontecer, o Pantanal não terá mais lago”, disse.
Ao sobrevoar o Pantanal, na quarta-feira (11), o governador Eduardo Riedel (PSDB), reconheceu que as queimadas no Pantanal este ano podem superar a tragédia ambiental de 2020. De acordo com ele, em 2020 foram 3,5 milhões de hectares queimados no bioma. A área queimada, somente neste ano, é de 2,7 milhões de hectares.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.