Para 84%, restaurantes e bares deveriam fornecer água filtrada gratuitamente
STF vota a constitucionalidade de uma lei que obriga os estabelecimentos a distribuirem água gratuitamente
A maioria dos leitores do Campo Grande News acredita que bares e restaurantes deveriam fornecer água filtrada gratuitamente. Esta foi a escolha de 84%, na enquete desta quinta-feira (5). Para outros 16%, os estabelecimentos não deveriam ter essa obrigatoriedade.
Nas redes sociais, a leitora Neia Duarte opinou que "sim, acho que só água com gás deveria ser cobrada". Já Rudineia Valau está na parcela dos que votaram "não". "Bar é feito para gastar, não beber de graça", comentou.
O STF (Supremo Tribunal Federal) discute a constitucionalidade de uma lei do Rio de Janeiro que obriga os estabelecimentos a fornecer água gratuitamente. Os ministros podem votar virtualmente até amanhã (6). No Distrito Federal, a distribuição de água é obrigatória desde 1998 para clientes de bares e restaurantes.
Em Mato Grosso do Sul, um projeto de lei semelhante foi rejeitado por unanimidade pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), em 2021. A proposta, do então deputado Cabo Almi (PT), obrigaria bares, restaurantes, lanchonetes, padarias e afins a disponibilizarem água potável e filtrada de graça.
A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) de Mato Grosso do Sul foi procurada pelo Campo Grande News e não se manifestou sobre o assunto.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.