Você já sofreu preconceito por ser jovem?
Responda a enquete do Campo Grande News e deixe seu relato em nossas redes sociais
Muita gente não sabe, mas jovens também sofrem com o etarismo, quando deslegitimam a pessoa pela idade. Principalmente quando eles têm sua capacidade e competência profissional questionadas por serem considerados “jovens demais” para exercer algum cargo ou função.
Segundo a cientista social Estela Márcia Rondina Escândola, 62, o etarismo é o fenômeno social de considerar a faixa etária para instituir valor ou não a uma pessoa.
No senso comum, o etarismo é visto como a discriminação de pessoas mais velhas, mas na verdade, ele pode afetar a todas as idade, incluindo crianças, quando não são vistos como “sujeitos sociais”, conforme explica a cientista social.
Estela utiliza de exemplo a participação dos jovens na política, que muitas vezes tem suas ideias descredibilizadas pelos mais velhos por serem considerados jovens demais e despreparados.
Por isso, a enquete do Campo Grande News deste domingo (14), quer saber se você já sofreu preconceito por ser jovem? Responda a pergunta no final da matéria ou na capa do jornal, e deixe seu relato contando suas experiências em nossas redes sociais.
O Lado B convida a todos que queiram compartilhar suas experiências, que envie seu relato pelo Direto das Ruas, chame aqui.