Você já teve ou conhece alguém vítima da depressão?
A depressão é um distúrbio mental que acomete ao menos 2 milhões de brasileiros, sem contabilizar os casos em que a pessoa está depressiva mas não conseguiu ou não quis procurar assistência média para que fosse diagnosticada. A enquete de hoje, do Campo Grande News, quer saber como esse quadro clínico tem aparecido na população local.
Entre as possíveis causas estão há combinação de fatores biológicos, psicológicos e sociais de angústia, que podem causar mudanças na função cerebral, incluindo alteração na atividade de determinados circuitos neuronais no cérebro.
Isso faz com que haja uma sensação persistente de tristeza ou perda de interesse, que pode levar a uma variedade de sintomas físicos e comportamentais como alterações no sono, apetite, nível de energia, concentração, comportamento diário ou autoestima. Além disso, a depressão também pode ser associada a pensamentos suicidas.
Em alguns casos, o tratamento é feito por meio de medicamentos, psicoterapia ou ambos. A recomendação também é que haja prática correta de exercícios físicos, redução da ingestão de álcool e drogas, por exemplo, mas o ideal é sempre procurar por ajuda médica.
Procure ajuda - Vítimas de depressão e demais sofrimentos psicológicos podem buscar ajuda em escolas-clínicas de psicologia, no Núcleo de Saúde Mental, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) ou pelos telefones 141 e 188 CVV (Centro de Valorização da Vida), 190 da PM e 193 dos Bombeiros, que ajudam pacientes a romper o silêncio.