Clubes aceitam proposta de Estadual com fase de grupos e sem final
Dirigentes se reuniram para discutir sistema de disputa e regulamento da competição de 2021
Na primeira discussão envolvendo o Campeonato Estadual de Futebol de 2021 foi apresentada a proposta de formato de grupos e um hexagonal decisivo. Isso significa que o próximo torneio não contará com final.
O último campeonato sem final ocorreu em 2005, quando o Cene venceu no formato de pontos corridos.
Na reunião de segunda-feira foi apresentada proposta de dois grupos, com cinco times cada. Os três melhores avançam de fase para o hexagonal final. O lanterna de cada grupo seria rebaixado.
O grupo A contaria com Comercial, Costa Rica, Serc e mais dois clubes. O grupo B teria Águia Negra, Aquidauanense, Operário e outros dois clubes.
As quatro vagas abertas seriam preenchidas por Corumbaense e Maracaju, caso consigam voltar a Série A. Os dois foram afastados pelo TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) por dois anos e só poderão voltar pela segunda divisão, mas ainda tentam reverter a situação no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva).
Caso não consigam, as quatro vagas abertas ficariam disponíveis para os times da Série B de 2020, que ainda vai ocorrer, mas não tem data nem clubes definidos.
Apesar da proposta ter sido aceita, os clubes ainda podem reformular o sistema de disputa e regulamento da competição.