MS terá duas equipes de handebol máster em competição nacional
Clube Pantaneiro e Handebol Master MS disputam o Brasileiro da modalidade do dia 8 a 11 de junho
O Handebol Máster MS e Pantaneiros representarão Mato Grosso do Sul no Brazil Master Cup 2023 de handebol. A competição é dividida em duas etapas e a primeira está prevista para acontecer entre os dias 8 e 11 de junho no município de São Bernardo do Campo (SP). As equipes estarão nas categorias 49+ e 35+ respectivamente no naipe masculino.
A competição tem o apoio da CBHb (Confederação Brasileira de Handebol). A segunda etapa está prevista para ocorrer no mês de setembro, em Natal (RN). O formato de disputa é com fase de grupos e jogos eliminatórios em confronto único. Somando todas as categorias, cerca de 100 times de todo o Brasil participam.
A equipe do Máster Handebol MS é de Campo Grande e está na chave B do 49+, formado por ADDF (Associação Desportiva do Distrito Federal), La Mafia e Monte Pascoal Handebol. Já o Pantaneiros é de Coxim e se encontra no grupo C com AC Ramos, Pioneiros e Rio Hand Master.
As equipes viajam daqui a cerca de duas semanas para representar o Estado. O professor de Educação Física Érmiton Yamada, de 50 anos, faz parte do Máster. Ele explicou que a competição é importante porque dali sairá os selecionados para formar os times do Brasil feminino e masculino para disputar o Pan-Americano.
Érmiton detalhou como será a logística das equipes. Vale ressaltar que os atletas são amadores, ou seja, sem vínculo ou contrato profissional.
"O time de Coxim, o Pantaneiros, vai de avião no dia 7. Já nós do Máster fretamos um ônibus para fazer a logística e vamos um dia antes", contextualiza. O professor complementou que a competição é uma das mais importantes no contexto do handebol máster. Ao todo, 32 pessoas vão viajar nas duas delegações somadas.
Equipe da Capital - O Handebol Máster MS é um grupo da modalidade que surgiu há cerca de dois anos e se reúne em Campo Grande. O time teve participação em 2022 na competição nacional e ficou em 4º lugar na segunda etapa.
O professor Érmiton explica que eles treinam no Poliesportivo Dom Bosco e aluga outras quadras quando o local está indisponível. Para financiar os custos das participações em eventos e treinamentos, os próprios jogadores fazem campanhas de arrecadação e doam para o time.
"Nossa equipe é amadora, são somente pessoas que gostam do esporte e seguem praticando. Muitos ali não tiveram a oportunidade de jogar profissionalmente e hoje se juntam. Pararam de praticar e voltaram depois de 20 anos", conta Érmiton, que pratica a modalidade há 40 anos.
Para participar do Brazil Master 2023, o Handebol conta com apoio logístico da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul).