Tradicional Copa no Rádio Clube começa neste sábado e vai até setembro
Evento esportivo seguirá ao longo de sete sábados até o dia 2 de setembro com a participação de sócios
O Rádio Clube sedia a partir deste sábado (15) a 20ª edição da Copa Sabadão - Troféu Wagner Ricci de futebol amador a partir das 15h. O evento será nos campos do clube na Avenida Toros Puxian, nº 477, bairro Vila Morumbi, em Campo Grande. A competição será somente para sócios e convidados e não é aberta ao público.
Desde 2001, a Copa movimenta os sábados no clube. No último dia 8, houve o Torneio Início para chamamento dos sócios. O coordenador de futebol do Rádio Clube, Doca Soares, explicou que a disputa inicial foi somente de confraternização. Além disso, detalhou como será o formato.
A Copa Sabadão tem duas categorias: livre/master e super master. A primeira abarca jogadores de 16 a 54 anos. Já a segunda são para os sócios a partir 55 anos. As regras têm por base as oficiais do futebol com alterações no tempo, reposições e medidas disciplinares.
Serão dois tempos de 35 minutos por jogo, não haverá impedimento e a reposição por lateral pode ser com os pés ou mãos. Sobre o aspecto disciplinar, a Copa tem o cartão vermelho (que expulsa do jogo), amarelo e azul. Esse último suspende o jogador de atuar por cinco minutos. O coordenador Doca ressaltou ainda que a medida do campo é bem próximo dos 105x68 metros (medida oficial imposta pela Fifa).
A disputa será ao longo de sete sábados até o dia 2 de setembro, quando ocorre a grande final. Cada jogador que atuar terá pontuação individual, somando quatro pontos por vitória, três por empate e dois na derrota. Quem somente constar presença no dia terá um ponto na tabela.
No dia dos jogos, haverá sorteio para formação dos times (azul e branco). Ao longo das sete rodadas de classificação, os jogadores somam pontos com base no resultado coletivo. No dia 2 de setembro, a final terá os 24 melhores divididos entre dois times para definição do campeão. Isso acontece em ambas as categorias.
Caso haja empate na pontuação entre os atletas, os critérios de desempate levam em conta o número de cartões e a idade. O atleta que for mais velho tem vantagem.
"Na categoria, tem 60 atletas, por exemplo, sorteamos 20 jogadores para formar os dois times e jogarem. Desses 20, dois são capitães. Em média, serão 120 jogadores por rodada", explicou Doca.
Confira o regulamento completo da competição no link