ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUINTA  09    CAMPO GRANDE 25º

Jogo Aberto

Aluno que sobe na média ganha churrasco com governador

Por Gabriela Couto, Anahi Zurutuza e Maristela Brunetto | 03/12/2024 06:00
Aluno que sobe na média ganha churrasco com governador
Riedel em escola estadual almoçando com os alunos. (Foto: Reprodução)

Premiados com churrasco - O governador Eduardo Riedel (PSDB) almoçou um churrasco com os aluno da Escola Estadual Professora Maria Rita Teixeira, no Bairro União, em Campo Grande. Junto com o secretário estadual de Educação, Helio Daher, ele comemorou com os alunos pelo desempenho escolar. Cada vez que a média bimestral sobe, eles são premiados com um churrasco. Este é o terceiro churrasco do ano para os alunos. A média saltou de 6,8 para 7,3. "Um exemplo de como metas claras e recompensas podem transformar a dinâmica escolar", publicou Riedel.

Uma Bíblia - Empresa de perícia terá 120 dias para analisar um volume gigantesco de documentos para avaliar se há desequilíbrio financeiro no contrato da concessão do transporte coletivo em Campo Grande, entregue no final de 2012 ao Consórcio Guaicurus, composto por quatro empresas. O levantamento será o segundo realizado em ação movida pelas concessionárias para produção antecipada de prova, após a alegação de insuficiência de dados conclusivos no primeiro levantamento. O novo começou nessa segunda-feira (2) e só ficará suspenso por 30 dias para as férias coletivas da empresa de perícia.

Seis mil novas páginas - O processo já acumula cerca de 13,5 mil páginas. Somente na reta final, após a definição da nova perícia, a prefeitura enviou 6,2 mil páginas para a perícia nas contas, começando pelo contrato assinado pelo então prefeito Nelson Trad Filho até o último aditivo, assinado por Adriane Lopes, incluindo uma série de documentos da Agereg e Agetran, responsáveis pela regulação e fiscalização do serviço.

Pro bono? – Dois dias após a morte de Sophia Ocampo, a garotinha símbolo da rede de omissões quanto a violência contra a criança, a advogada Herika Cristina dos Santos Ratto ofereceu assistência jurídica a Jean Ocampo, o pai da menina. “Oi Sr. Jean, este é meu WhatsApp tá? Conte com a gente para buscar justiça. Ficamos muito sensibilizados com tudo isso. Nossos sinceros sentimentos”, disse em mensagem enviada ao pai. Sem resposta, meses depois, Herika Ratto “mudou de lado”. Faz parte do time que defende Stephanie de Jesus da Silva, de 26 anos, a mãe da criança acusada de homicídio.

Vitrine – Por ser caso de grande repercussão, há sempre interesse por parte de profissionais da área do Direito na visibilidade. A coluna já havia apurado anteriormente que havia advogados atuando no processo pro bono – expressão latina trazida como "para o bem" ou "para o bem público", mas que, na prática, significa sem cobrança de honorários. Hoje, não sabe qual é a situação, embora seja de conhecimento público que Christian Campoçano Leitheim, 27, padrasto acusado de espancar a enteada até a morte, não tinha renda quando foi preso e Stephanie era assalariada.

Reforços – Se a defesa de Stephanie obteve reforços em outubro deste ano, faltando pouco tempo para o júri, o time de Christian também ganhou novos componentes. De última hora, João Ricardo Batista, criminalista conhecido pela atuação no Tribunal do Júri, e a advogada recém-formada Marcela Rezende passaram a colaborar com Pablo Gusmão, Renato Cavalcante Franco e Willer Almeida, contratados para defender o réu desde o início da ação penal. Camila Garcia de Rezende e Katiussa do Prado Jara foram as primeiras a representar Stephanie e, há algum tempo, contam com a ajuda de Herika Ratto e Alex Viana.

Volver - A Coronel Neidy Nunes Barbosa Centurião foi reconduzida ao cargo de subcomandante-geral da PM após uma breve passagem pela política, tendo se candidatado à Prefeitura de Campo Grande como vice na chapa encabeçada por Beto Pereira (PSDB). Apesar do amplo apoio de partidos e personalidades, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro e o governador Eduardo Riedel, a chapa não conseguiu avançar sequer para segundo turno nas eleições municipais.

Crítica - O deputado Beto Pereira (PSDB) criticou a repactuação da concessão da BR-163 à MS-Via, afirmando que ela não beneficia a população. Ele destacou que as novas condições favorecem a empresa em detrimento dos usuários, especialmente em trechos que precisam de duplicação, como o trecho entre Campo Grande e Ribas do Rio Pardo, onde há crescimento econômico devido à fábrica de celulose Eldorado. Beto também criticou o Tribunal de Contas da União (TCU) por não atuar como "árbitro" no processo e apontou que a repactuação isentou a concessionária de investimentos importantes, o que resultará em tarifas de pedágio mais altas.

CPI das Bets - A CPI das Bets, que investiga as apostas online, pode votar na terça-feira (3) os requerimentos de convocação da influenciadora Virgínia Fonseca e do ex-BBB Felipe Prior, além de solicitar relatórios financeiros de figuras como Deolane Bezerra. Na reunião, também está prevista a oitiva do representante da empresa Bet Nacional. O requerimento para convocar Virgínia Fonseca foi apresentado pela relatora, senadora Soraya Thronicke (Podemos), que destaca a relevância e a grande influência da influenciadora no mercado digital. A reunião ocorrerá às 11h.

17 anos depois - O TJMS não viu motivo para urgência e negou liminar em uma ação direta de inconstitucionalidade movida pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rochedo contra a Câmara de Vereadores, que mudou a Lei Orgânica e excluiu artigo que previa a participação da entidade sindical nas negociações salariais. Os desembargadores entenderam que não estava presente a urgência para a medida, já que a mudança foi aprovada em 2007 e só foi questionada em agosto deste ano, por meio da Adin, ou seja, cerca de 17 anos depois. Agora, é esperar a análise do mérito da ação pela Corte.

Nos siga no Google Notícias